A Ford anunciou que os donos dos carros equipados com a central multimídia SYNC das gerações 1 e 2 – presentes na maioria dos modelos atuais da marca – agora podem atualizar o software do equipamento pela internet. Antes, era necessário levar o veículo até uma concessionária Ford para realizar o serviço.

Inicialmente habilitada para os chamados SYNC 1 e SYNC 2, lançados na linha Ford desde 2009, essa funcionalidade de atualização em breve estará disponível também para a geração SYNC 3, introduzida recentemente em alguns modelos da marca.Conhecido como um dos sistemas multimídia mais avançados e intuitivos da indústria, o SYNC foi desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft. Todas as versões do equipamento operam com comando de voz, permitindo ao motorista acessar o celular e o sistema de som do veículo sem precisar tirar as mãos do volante. Alguns modelos incluem também navegação, controle do ar-condicionado e acesso a aplicativos de smartphones pelo sistema AppLink. O SYNC 3 é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

“Como acontece com os sistemas operacionais de computadores e smartphones, a atualização do SYNC serve para a correção de bugs e melhorias de sistema. Também propicia a inclusão de novos recursos que melhoram o seu funcionamento”, ressalta Ricardo Bastos, engenheiro de Veículos Conectados da Ford.

Como atualizar – A atualização dos SYNC 1 e 2 é uma operação relativamente simples, feita pelo site da Ford em https://www.ford.com.br/servico-ao-cliente/sync/. Clicando no link “Atualização do Software do SYNC”, o usuário tem de inserir o número do chassi do veículo no campo específico. O sistema verifica se há alguma atualização disponível para o modelo. Caso seja necessário atualizar o SYNC, o download da última versão é feito em quatro passos rápidos.

Primeiramente, o proprietário deve informar seu e-mail para receber uma mensagem contendo o link para download do software. Esse processo deve ser feito no computador. O próximo passo é transferir o arquivo do computador para um pendrive e conectá-lo ao veículo. A transferência para o SYNC é realizada com o carro ligado. No final do processo, entrando no site da Ford e enviando o relatório de instalação bem-sucedida, o usuário depois passa a receber as novas atualizações disponíveis.

Fotos: Divulgação