A Mercedes-Benz decidiu ingressar no segmento de picapes com a Classe X, um modelo de médio porte que compartilha a plataforma e componentes com a Nissan Frontier. Enquanto isso, a arquirrival BMW não esconde que também poderá investir no desenvolvimento de uma picape.

No início do ano, quando a Mercedes-Benz mostrou o protótipo da Classe X, executivos da marca começaram a falar na possibilidade de a BMW vir a criar uma picape. “Nunca diga nunca”, respondeu Marc Werner, diretor da BMW Australia quando questionado sobre o lançamento da picape da Mercedes-Benz e os planos da BMW nesse sentido.

Mercedes-Benz Classe X

Mercedes-Benz Classe X

A declaração mais recente veio na última semana, na abertura do Salão do Automóvel de Fraknfurt, quando o vice-presidente sênior da BMW para Ásia, Pacífico e África do Sul, Hendrik von Kuenheim. O executivo disse que os consumidores estão aceitando melhor a ideia que marcas tradicionais entrem em outros segmentos, como aconteceu com os SUVs e crossovers. A BMW é um exemplo dessa tendência, já que era conhecida pela esportividade de seus sedãs, hatches e peruas e atualmente possui a gama repleta de SUVs.

Com base nos rumores do lançamento de uma picape da BMW, o designer brasileiro Kleber Silva atualizou o design da projeção da picape da marca bávara.

Vale destacar que Kuenheim não consegui esconder a sua decepção com a picape da Mercedes-Benz. “Quando olhamos para nosso rival alemão de Stuttgart, vemos um produto terrível. Esperávamos por algo mais sério. Isso é muito simples, plástico demais e não parece com a Mercedes”, comentou o executivo.

Imagem: Kleber Silva / Divulgação
Projeções: Kleber Silva, 25 anos, é designer gráfico, apaixonado por carros, miniaturas, filmes e músicas. Portfólio: https://www.behance.net/designerklebers