Para garantir uma presença significativa no importante segmento de SUVs, a Volkswagen trabalha em uma ofensiva de lançamentos mundiais, que também incluirá o mercado brasileiro. Após confirmar a estreia no Brasil do SUV compacto de T-Cross (apelidado de SUV do Polo) para o ano que vem e da nova geração do Tiguan na configuração AllSpace de sete lugares, a marca alemã deixou escapar que também planeja um modelo de porte médio a ser posicionado entre a dupla citada.

VW T-CRoss e Tiguan AllSpace chegam ao Brasil em 2018

A nova arma da Volkswagen para brigar no segmento deverá ser batizada de Tharu. O nome, inclusive, já foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Com base nas informações divulgadas pela imprensa internacional e declaração dada pelo presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, no Salão de Frankfurt, o designer Kleber Silva ajuda a montar esse quebra cabeça com a projeção do inédito utilitário feita exclusivamente para o Carsale.

Skoda Karoq (acima) e Volkswagen Tharu (abaixo)

Acredita-se que o Tharu será baseado em um modelo da marca tcheca Skoda, o Karoq. Rumores dão conta que o terceiro integrante da família de utilitários será maior que o T-Roc, revelado nesta edição do Salão do Automóvel de Frankfurt e já descartado para o Brasil.

Também exibido no evento alemão, o Skoda Karoq é feito sobre a plataforma MQB, medindo 4,38 metros de comprimento, 2,63 m de distância entre-eixos e conta com porta-malas de 521 litros. Como a Argentina já foi cotada para produzir um novo modelo da VW nos próximos anos, acredita-se que o Tharu virá de lá importado para o Brasil.

Imagens: Kleber Silva / Divulgação
Kleber Silva, 25 anos, é designer gráfico, apaixonado por carros, miniaturas, filmes e músicas. Portfólio: https://www.behance.net/designerklebers