Dois meses depois de revelar a Classe X mundialmente, a Mercedes-Benz apresenta o modelo pela primeira vez ao público europeu no Salão de Frankfurt. A primeira picape média de uma marca premium será lançada na Europa em novembro. Os preços começam em 37.294 euros (cerca de R$ 138.370 em conversão simples). A estreia na América do Sul está prevista para 2019.

A Classe X será oferecida nas versões Pure (voltada ao trabalho) e Progressive, equipadas com motores de quatro cilindros da Nissan: X 200 (2.0 turbo a gasolina de 166 cv de potência e 24 kgfm de torque), X 220d (2.0 turbodiesel de 163 cv e 41 kgfm) e X 250 (2.3 turbodiesel de 190 cv e 46 kgfm, o mesmo da Frontier). As transmissões serão manual de seis marchas ou automática de sete velocidades, com opções de tração 4×2 (traseira) ou 4×4.

A variante topo de linha Power será movida pelo 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 56,1 kgfm da própria Mercedes-Benz, combinado com o sistema de tração integral permanente 4Matic e ao câmbio automático de sete marchas 7G-Tronic.

A picape da Mercedes-Benz é montada sobre o mesmo chassi da Nissan Frontier, porém reforçado para suportar o maior peso e potência do motor V6. A Classe X utiliza suspensão traseira que combina o sistema independente multilink com um eixo de torção para melhorar a dinâmica sem comprometer as capacidades de carga e de reboque, que podem chegar a 1.100 kg e 3.500 kg, respectivamente (provavelmente na versão mais potente).

Em termos de equipamentos de segurança, a Classe X será equipada com assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, câmera 360º, sistema de leitura de sinais de trânsito, entre outros.

A Classe X inaugura o segmento de picapes médias de luxo, combinando o luxo e a tecnologia dos SUVs de proposta mais urbana com a robustez de um veículo voltado ao uso no campo. A picape destinada à América do Sul compartilhará a linha de produção da fábrica de Santa Isabel, na Argentina, com a Frontier e a Renault Alaskan. A versão europeia será fabricada em Barcelona, na Espanha.

Fotos: Newspress e Divulgação