Para a alegria dos fãs de hot hatches, a Toyota apresenta no Salão de Frankfurt o Yaris GRMN, uma versão apimentada do compacto que promete dar trabalho a outros pequenos esportivos vendidos na Europa, como Ford Fiesta ST, Renault Clio R.S. 220 Trophy e Volkswagen Golf GTI.

Equipado com um motor 1.8 sobrealimentado com compressor mecânico, que gera 211 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, o compacto de apenas 1.134 quilos atinge os 100 km/h em respeitáveis 6,3 segundos. A velocidade máxima é limitada em 228 km/h.

Para transmitir a força do motor às rodas dianteiras com diferencial de deslizamento limitado, o Yaris GRMN utiliza um câmbio manual de seis marchas.

Boa parte do desenvolvimento do hot hatch foi feita na Europa, com direito a testes no circuito alemão de Nürburgring. Segundo a Toyota, o modelo recebeu um conjunto de suspensões 24 milímetros mais baixa que o da versão convencional, com novos amortecedores e barra estabilizadora, além de freios redimensionados e rodas de 17 polegadas calçadas em pneus Bridgestone RE050. O sistema de direção elétrica é o mesmo do cupê GT86, enquanto o sistema de arrefecimento do motor é o que a Toyota utiliza em motores V6.

Por enquanto, apenas 400 unidades do Yaris GRMN serão vendidas na Europa, com preço sugerido de salgados 29.900 euros cada uma (cerca de R$ 109.600 em conversão simples).

Fotos: Divulgação