O segmento de SUVs atingiu a marca de 255 mil unidades vendidas no Brasil em 2017. O levantamento considera desde os modelos compactos aos grandes e luxuosos. Ainda assim, é uma quantidade bem considerável, colocando a categoria de utilitários esportivos abaixo apenas dos hatches compactos e modelos de entrada.

Por isso, as fabricantes não param de pensar em opções para incrementar esta fatia de mercado. Algumas marcas apostam, inclusive, em rechear as opções que já possuem, como é o caso da Jeep, que criou uma versão com tração 4×4 para o Compass com motorização flex. Outras apostam em modelos inéditos, que também serão vendidos no mercado nacional, como é o caso da Volkswagen. Confira abaixo os modelos cotados para estrear no Brasil nos próximos anos:

VOLKSWAGEN: A marca alemã finalmente deverá ter um SUV compacto no Brasil. O modelo será o T-Cross, que será construído sobre a mesma plataforma do novo Polo. E, diferentemente do que muita gente pensa, o SUV que a marca alemã venderá aqui para competir com o Jeep Compass não será o recém-lançadoT-Roc, baseado no Golf. O eleito para essa tarefa deverá ser o Tharu, que estreará por aqui em 2019 vindo da Argentina. Acima dele ficará a versão de sete lugares da nova geração do Tiguan, batizada de Tiguan AllSpace.

JAC:A fabricante chinesa anunciou que só apostará em crossovers e SUVs no Brasil a partir de 2018 com o fim do Inovar-Auto. O primeiro deles já está confirmado: a variante automática do recém-chegado T40. Depois, a marca terá outros dois lançamentos: o inédito T70 (posicionado acima do T6) e o T20, uma espécie de micro-SUV para disputar mercado com o Renault Kwid. Para 2019 a marca promete a nacionalização do T40 e da nova geração do T5 (que pode ser rebatizado de T50).

Recém-chegado, T40 é o primeiro de uma família de novos SUVs da JAC no Brasil

FIAT:A marca italiana parece ter aprendido que não dá para viver apenas de carros de entrada e, finalmente, poderá entrar no mercado de SUVs compactos. A aposta é em um modelo familiar: a Toro. A versão SUV da picape que tem feito sucesso no Brasil deve chegar em 2018. Fontes ligadas à marca afirmam que o modelo está praticamente pronto para substituir o Freemont.Fiat Toro SUV (Projeção: Kleber Silva)Fiat Toro SUV (Projeção: Kleber Silva)

CITROËN:Outra fabricante que ainda não está presente no segmento de SUVs, mas pensa em ingressar nessa onda é a Citroën, que tenta emplacar o Aircross como alternativa. Porém, se depender dos flagras recentes, a marca francesa deverá apostar no C4 Cactus para o Brasil. No entanto, ainda não há uma data prevista para o lançamento.

Fotos: Divulgação / Kleber Silva