Descontinuada no final de 2013 por não atender às normas de segurança que entraram em vigor no ano seguinte, a Volkswagen Kombi completaria seis décadas de fabricação nacional no próximo sábado (2) se ainda fosse feita em São Bernardo do Campo (SP). Para celebrar a data histórica, fãs da Velha Senhora se reunirão em um evento na cidade onde ela foi produzida.

O 2º Encontro de Kombis será realizado no estacionamento do São Bernardo Plaza Shopping, a partir das 10h do próximo domingo (3). O evento contará com a apresentação de jazz e de Kombis temáticas. A participação é gratuita. O estacionamento será cortesia para os clientes que levarem dois quilos de alimentos não perecíveis até às 12h. A arrecadação será doada ao Fundo Social de São Bernardo do Campo para ajudar instituições da cidade (veja o serviço abaixo).Seis décadas de história
A Kombi foi idealizada na década de 1940 pelo holandês Ben Pon, que criou um veículo de carga aproveitando a mecânica do Fusca. O modelo batizado de Kombinationsfahrzeug (algo como veículo combinado de carga e passageiros em alemão) começou a ser fabricado na Alemanha em 1950 e passou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP) no dia 2 de setembro de 1957.

As primeiras Kombis eram equipadas com um motor boxer de 1.2 litro a gasolina refrigerado a ar, mas o modelo sofreu algumas modificações ao longo das suas quase seis décadas de vida. A mais notória delas foi em 2005, quando o motor boxer foi substituído pelo 1.4 flex arrefecido a água para atender às novas normas de emissões.

Em dezembro de 2013, a Kombi foi aposentada por não ser capaz de atender à lei federal que entrou em vigor em janeiro do ano seguinte obrigando a instalação de airbags frontais e freios com ABS (antitravamento das rodas) em todos os veículos comercializados no país. A última unidade feita no Brasil está exposta no Museu de Veículos Comerciais da Volkswagen em Hannover, na Alemanha.

Com a proximidade do fim da produção da Kombi no país, a Volkswagen lançou a série especial de despedida Last Edition, limitada a 1.200 exemplares. Todas as unidades saíram da fábrica com pintura azul e branca no estilo “saia e blusa”, emblemas exclusivos, plaquetas com a numeração de série, cortinas nas janelas laterais, bancos forrados de vinil, sistema de som com entradas auxiliar e USB, além de calotas e pneus com faixas brancas.

Na época especulou-se a possibilidade de a Last Edition se tornar um modelo bastante desejado por colecionadores, mas pouca gente se animou a pagar R$ 85 mil por uma Kombi. A série fez relativo sucesso e garantiu a alegria de fãs da Velha Senhora, mas algumas unidades encalharam nas concessionárias e chegaram a ser vendidas abaixo do preço de tabela.

Serviço
2º Encontro de Kombis
Local: São Bernardo Plaza Shopping
Endereço: Avenida Rotary, 624 – São Bernardo do Campo (SP)
Domingo 3 de setembro
Horário: a partir das 10h
Telefone: (11) 4128-2200
http://www.shoppingsaobernardoplaza.com.br/
Classificação etária: Livre
Permitida a entrada de animais de estimação
Estacionamento cortesia até às 12h para clientes que levarem 2 kg de alimentos não perecíveis

Fotos: Divulgação