A Volkswagen finalmente revelou detalhes e imagens do aguardado T-Roc, utilitário esportivo que será baseado na plataforma MQB do Golf. Posicionado na gama da marca alemã abaixo do Tiguan, o T-Roc possui 4,23 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,81 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Com essas medidas, o SUV será ligeiramente menor que o hatch, com 2 centímetros a menos no comprimento e 4 cm a menos no entre-eixos.

A capacidade do porta-malas do novo utilitário é de 450 litros, sendo que o espaço do compartimento pode ser ampliado para 1.290 litros com o rebatimentos dos bancos.

Sobre a gama de motorizações, já se sabe que todas as versões do T-Roc serão equipadas com propulsores turbo movidos a gasolina ou diesel. A potência máxima será de 190 cv. O estreante terá opção de transmissão manual ou automática DSG de dupla embreagem. Já o sistema de tração poderá ser dianteira ou integral.

Em relação à aparência, o T-Roc foge da tradicional identidade visual da marca alemã. Com personalidade própria, a frente do SUV exibe uma grade mais larga que os demais modelos da VW. Para garantir a robustez, a marca aposta em vincos laterais e para-lamas alargados que dão uma “musculatura” ao SUV. A larga coluna C é um detalhe que remete ao irmão Golf. Na traseira, as lanternas são discretas e horizontais, sendo que o para-choque tem desenho mais agressivo. Um dos detalhes que chamam a atenção é que o nome do modelo aparece centralizado na tampa do porta-malas, logo abaixo do logo da VW.

A pré-venda do novo integrante da linha VW acontecerá em setembro, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha). Embora não haja confirmação por parte da VW, acredita-se que futuramente o T-Roc possa ser fabricado no Brasil para disputar espaço no segmento SUVs compactos, concorrento com a dupla Jeep Renegade e Honda HR-V, além de outros modelos.

Fotos: Divulgação