A Volvo apresentou na última semana a nova geração do SUV médio XC60, que dirigimos em um teste-drive no interior do Estado de São Paulo. Totalmente renovado, o modelo impressiona pelos recursos tecnológicos de segurança e pela boa dirigibilidade. As novidades de conteúdo, preços e equipamentos podem ser lidas na nota de lançamento.

Entre os destaques está a nova geração do City Safety com Assistente de Direção, que auxilia o condutor no esterçamento, frenagem e atua no desvio de obstáculos e pedestres em velocidades entre 50 e 100 km/h. Uma novo recurso chamado Mitigação de Pista Oposta utiliza o Assistente de Direção para evitar colisões contra veículos que seguem em sentido contrário, enquanto os sensores de ponto cego usam essa mesma funcionalidade para reduzir o risco de colisões de mudança de faixa.

Já o Pilot Assist, sistema de condução semiautônoma da Volvo, auxilia o motorista conduzindo o carro automaticamente, atuando na direção, aceleração e frenagem até 130 km/h. O recurso é oferecido como opcional. O tradicional sistema Sensus e o aplicativo Volvo On Call, receberam uma atualização gráfica. Como nos carros da série 90, a integração do smartphone com os apps CarPlay e Android Auto também estará disponível.De série, o SUV traz de série a central multimídia com tela de 9 polegadas e compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O painel de instrumentos digital possui tela TFT de 8 polegadas na configuração de entrada Momentum e de 12,3 polegadas nas demais versões.

Novo visual
Em relação à geração anterior, o novo XC60 cresceu 9 centímetros na distância entre-eixos e 6 cm no comprimento, contribuindo com o aumento do espaço interno. A capacidade do porta-malas aumentou de 495 litros para 505 litros. Apesar do ganho nessas medidas, o XC60 está 5 cm mais baixo, reforçando o visual parecido com o de uma perua, que dá mais equilíbrio e personalidade ao desenho do SUV.O interior tem visual sóbrio, porém, remete ao luxo com acabamento e materiais de ótima qualidade., como plásticos macios ao toque e peças revestidas em couro legítimo. Na versão Momentum, o interior recebe detalhes em madeira cultivada na Suécia.

Embora aplique a identidade visual em seus modelos, a Volvo consegue distingui-los com características próprias. Apesar das semelhanças, o XC60 é facilmente diferenciado do irmão maior XC90, principalmente na traseira com novas lanternas de LED em formato de “L”. Já os faróis trazem a assinatura de LED em de “T”, chamada de “Martelo de Thor”.

Como anda
Pode parecer clichê para se referir a um carro estável, mas o XC60 aparenta andar sobre trilhos. O equilíbrio e suavidade ao rodar é impressionante. Mas o motorista pode dar um pouco de emoção a essa sensação de tranquilidade ao exigir mais desempenho do motor de quatro cilindros da família Drive-E. O propulsor 2.0 com turbo injeção direta entrega bons 254 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, disponíveis logo a 1.500 rpm. Aliado ao ágil câmbio automático de oito marchas, ele proporciona bom desempenho e respostas rápidas ao SUV. A tração integral também contribui para esse comportamento por distribuir a força do motor às quatro rodas, favorecendo as acelerações e a estabilidade em curvas.A suspensão tem o ajuste ideal para as condições de rodagem brasileiras, filtrando muito bem as imperfeições do piso, mas sem permitir inclinação excessiva da carroceria nas mudanças de direção. Outro item responsável por uma viagem menos cansativa, mesmo que ela dure o dia todo, são os bancos, macios na medida certa. Ainda assim, se o motorista sentir cansaço, o XC60 alerta sobre fadiga ou ainda pode ser conduzido pelo sistema semi-autônomo.

Ficha técnica

CarroceriaMonobloco em aço, cinco portas, cinco lugares
MotorDianteiro, longitudinal, injeção direta, turbocompressor, duplo comando de válvulas variável na admissão e escape com acionamento por corrente, a gasolina
Número de cilindros4 em linha
Número de válvulas16
Taxa de compressão10.8:1
Cilindrada1.969 cm³
Potência256 cv a 5.500 rpm
Torque35,5 kgfm entre 1.500 e 4.800 rpm
TransmissãoAutomática de oito marchas
TraçãoIntegral
DireçãoElétrica
Suspensão dianteiraIndependente braços sobrepostos
Suspensão traseiraIndependente multibraços
Rodas (sempre liga leve)19" na Momentum, 20" na Inscription e 21" na R-Design
Freios dianteirosDiscos ventilados com ABS e EBD
Freios traseirosDiscos sólidos com ABS e EBD
Tanque de combustível60 litros
Volume do porta-malas505 litros
Altura1,65 m
Comprimento4,68 m
Largura1,90 m
Entre-eixos 2,86 m
Peso em ordem de marcha1.926 kg
Carga útil574 kg
0 a 100 km/h6,8 segundos
Velocidade máxima220 km/h

Teste-drive a convite da Volvo
Fotos: Divulgação