A Mitsubishi já havia anunciado a volta do Eclipse, porém, sem relação nenhuma com o cupê esportivo que fez sucesso na década de 1990 e foi aposentado em 2011. Agora, o icônico nome ganhou um sobrenome e se tornou um SUV, trata-se do Eclipse Cross. Porém, neste momento, o que mais chama a atenção é o momento escolhido para revelar o novo modelo para o público.

A Mitsubishi escolheu a cidade de Portland, no estado americano do Oregon, primeiro local onde o eclipse total do Sol será visto nesta segunda-feira, por volta das 16h. O ápice do eclipse se dará por volta das 17h (horário de Brasília). Quanto mais ao norte do globo, maior a porcentagem de ocultação do Sol: em Oiapoque (AP) este índice será de 55%. No total, 15 estados brasileiros conseguirão ver o fenômeno.

Sobre o Eclipse, no caso o utilitário, será um meio termo entre o ASX e o Outlander. No Brasil, o modelo deverá concorrer com as versões mais caras do Honda HR-V e Jeep Renegade e as mais baratas do Hyundai ix35 e Jeep Compass. O modelo chega ao mercado em 2018 com motor 1.5 turbo com injeção direta e 160 cv com câmbio automático do tipo CVT. Outra opção será o 2.2 turbodiesel com câmbio automático de seis velocidades.