Considerado um dos mais importantes eventos automotivos do mundo, o Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha) também é um dos mais caros para as fabricantes participarem. Acredita-se que esse seja o principal motivo que levou nove marcas a desistirem da edição deste ano, que abre as portas para a imprensa no próximo dia 12 de setembro.

Alfa Romeo, DS, Fiat, Infiniti, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Volvo são as marcas que estão de fora do evento alemão deste ano, de acordo com informações do Autonews Europa.

Diferente da maioria dos salões automotivos do mundo, em Frankfurt algumas fabricantes tem seus próprios prédios em vez de apenas um estande para exibir os seus produtos e isso encarece a participação.

Especula-se ainda que outro motivo que pode ter impactado na decisão de algumas marcas não participarem do evento é o fato de acreditarem que a maioria dos seus clientes opta por fazer pesquisas e compras de carro pela internet, o que não compensaria o investimento para expor produtos no salão. Para Ian Fletcher, da consultoria HIS Markit, é preciso ponderar a quantidade de negócios gerados em dias de público no salão com o investimento feito para garantir a presença no evento.

A edição 2017 do Salão do Automóvel de Frankfurt abrirá para o público em 16 de setembro e acontecerá até o dia 24.

Fotos: Divulgação