A coluna do Caçador de carros desta semana destacou as vantagens de comprar um carro seminovo com garantia em vez de optar por um zero quilômetro. Seguindo essa linha, se você também pensa em partir para um carro usado é importante estar prevenido na hora de fechar o negócio para não entrar em uma fria. É essencial fazer uma verificação prévia de toda a documentação, histórico de multas, impostos e taxas para evitar problemas no futuro.

Para fazer isso, basta seguir as quatro dicas abaixo elaboradas pelo Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Acesse o site do Detran:Com os dados da placa e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos, você pode fazer uma pesquisa de Débitos e Restrições. Lá, é possível encontrar informações sobre pagamento de imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas, inspeção veicular, licenciamento do ano, bloqueio por furto, registro de guincho e restrições.

Consulte o Ministério da Justiça: É possível que o automóvel tenha um recall pendente com a montadora. Se esse for o caso, exija o documento que comprove a execução do reparo indicado ou consulte o serviço de atendimento ao consumidor com os dados do chassi e Renavam do veículo para verificar se há um recall pendente.

Fuja do golpe de venda casada: Se pretende negociar o seu veículo atual como parte do pagamento do novo, preste atenção, pois algumas lojas exigem que se faça um check-up ou vistoria cautelar e para tanto, cobram do consumidor este serviço, o que é ilegal. Depois que você pagar, o mesmo será subavaliado. Dessa forma, as duas opções restantes não são boas porque ou será obrigado a cancelar o negócio, e perder esse valor ou, dar continuidade e receber um valor menor pelo veículo. O ideal é você dar preferência para estabelecimentos isentos desta cobrança.

Pesquise sobre o vendedor: Se for comprar o carro diretamente com o dono, você não estará protegido pelo Código de Defesa do Consumidor. Só feche negócio se o preço compensar e se realmente conhecer o dono. Caso contrário, exija o Laudo Cautelar do veículo, um documento homologado pelo Detran, que atestará todo o histórico do carro e apontará além dos débitos pendentes, qualquer informação como sinistro, registro de roubo ou furto, boletim de ocorrência por envolvimento em acidentes e até passagem por oficinas de seguradoras, o que pode indicar uma batida ou danos no passado.

Aproveite e veja a coluna do Caçador de Carros sobre os 7 maiores medos na hora de comprar de um seminovo.

Fotos: Divulgação