As peruas perderam a preferência das famílias para os versáteis SUVs nos últimos anos. Mas um engenheiro da Mercedes-Benz decidiu criar uma versão extrema da Classe E Estate que deixa muito utilitário esportivo no chinelo na hora de sair do asfalto e encarar terrenos acidentados.

Batizada de Classe E All-Terrain 4×4², a perua recebeu o sistema de transmissão e tração nas quatro rodas do polivalente caminhão Unimog. Além disso, a transformação exigiu mudanças nos subchassis para a instalação de novos diferenciais, suspensões e eixos portal (os cubos das rodas ficam mais baixos que as pontas dos eixos). Incluindo os pneus de uso no fora-de-estrada, a altura livre do solo da perua chega a 42 centímetros (o dobro da altura média de um utilitário).

Como algumas peças tiveram de ser feitas utilizando a tecnologia de impressão 3D, a Classe E All-Terrain 4×4² levou cerca de seis meses para ficar pronta.O motor 3.5 V6 biturbo a gasolina de 333 cv de potência e o câmbio automático de nove marchas, originais da versão E400, foram mantidos.

A Mercedes-Benz já disse que não tem pretensões de criar uma versão de produção do ousado projeto, mas a boa repercussão da imprensa e dos fãs da marca fez os executivos cogitarem uma série especial de poucas unidades.

Fotos: Divulgação