A Jaguar revelou nesta quinta-feira (13) em Londres, na Inglaterra, o SUV compacto E-Pace. O segundo utilitário esportivo da história da marca ficará posicionado abaixo do F-Pace para concorrer com os alemães Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz, além do japonês Lexus NX e do também inglês Range Rover Evoque, com o qual compartilha a plataforma.

Durante a apresentação transmitida ao vivo na página da Jaguar no Facebook, o E-Pace entrou para o Livro dos Recordes ao completar um salto de 15,3 metros de distância com direito a um giro de 270º (veja no vídeo abaixo).Com desenho inspirado no esportivo F-Type, o E-Pace será oferecido com motores da família Ingenium. Com o propulsor 2.0 turbo a gasolina de 300 cv de potência e 40,8 kgfm de torque sob o capô, SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 243 km/h (limitada eletronicamente). Há também um 2.0 turbodiesel com três diferentes configurações: 150 cv e 38,7 kgfm; 180 cv e 43,8 kgfm; 240 cv e 51 kgfm.

Equipado com tração nas quatro rodas, o E-Pace será oferecido na Europa com transmissões manual de seis marchas ou automática de nove velocidades.

O E-Pace é primeiro carro da Jaguar a receber o head up display, que projeta as informações do painel de instrumentos no para-brisas. Além do equipamento, o SUV será equipado com a central multimídia com tela tátil de 10 polegadas e compatível com diversos aplicativos e o sistema InControl, que permite ao motorista acessar informações do carro (quantidade de combustível no tanque, autonomia e números de emergência em caso de acidente) e comandar o ar-condicionado, por exemplo, por meio de smartphones ou smartwatches.A cabine para cinco passageiros possui quatro tomadas 12 Volts e cinco entradas USB, além de um ponto de acesso à internet sem fio, que suporta até oito dispositivos conectados simultaneamente. O porta-malas de 577 litros é acessado pela tampa com acionamento elétrico por gestos.

Para auxiliar o motorista, o E-Pace conta com sistemas de condução, como oConfigurable Dynamics, que permite configurações individuais de aceleração, trocas de marcha e respostas aos comandos de direção. O Adaptive Dynamics (disponível de acordo com a versão), diversos sensores monitoram de forma constante o comportamento do veículo, cruzando informações importantes, como velocidade, movimentos da carroceria e das rodas, especialmente em situação de curva, comportamento da suspensão e, com isso, configura automaticamente os amortecedores e o sistema de suspensão como um todo, de forma a melhorar a performance e a agilidade, dando total controle ao motorista em todas as condições.Entre os recursos de segurança, o E-Pace traz câmera para frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistência para evitar a mudança involuntária de faixa, leitura de placas de trânsito e detecção de trânsito lento à frente.

Fotos: Divulgação