Desenvolvido para competir em provas de arrancada, porém legalizado para rodar nas ruas, o Dodge Challenger SRT Demon é tão potente que a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) decidiu obrigar os compradores do muscle car a assinar um termo de responsabilidade com regras de uso determinadas pela empresa. Afinal, todo cuidado é pouco quando se trata de um carro que é capaz de atingir os 100 km/h em menos de 3 segundos.

Entre os alertas citados no termo divulgado pelo site Allpar, a FCA destaca que o espaço antes ocupado pelos bancos do passageiros (vendido como opcional) e traseiro – retirados para aliviar o peso do carro – não devem ser utilizados para levar passageiros. Além disso, a marca proíbe a instalação de um assento que não seja o original.

A FCA também não recomenda o uso dos pneus originais Nitto NT05R, feitos para as corridas de arrancada, em vias públicas para não comprometer a segurança do carro. A empresa alerta também para o motorista nunca rodar com esses pneus em sob temperaturas abaixo de 9ºC negativos. E sempre observar as condições do conjunto antes de participar de competições.O termo salienta também que o comprador do Challenger SRT Demon está ciente que as cores azul B5, azul Indigo Blue, roxo Plum Crazy e verde F8 estarão disponíveis apenas no primeiro quadrimestre do ano que vem.

O Challenger SRT Demon é equipado com o motorzão 6.2 V8 sobrealimentado com compressor mecânico da versão SRT Hellcat. O propulsor sofreu alterações para gerar brutais 852 cv de potência e 106,4 kgfm de torque. Pelo fato de o motor contar com um sistema que permite o uso de gasolina de alta octanagem (mais apropriada para competições), o termo recomenda ao comprador abastecer o carro apenas com os combustíveis indicados pelo fabricante.

De acordo com a Dodge, o Challenger SRT Demon acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, tempo que o torna o mais rápido carro de produção em série nesse tipo de prova. O SRT Demon atinge os 160 km/h em 5,1 segundos e percorre o quarto de milha (400 metros), partindo da imobilidade, em 9,65 segundos.Embora seja um carro criado para provas de arrancadas, o Challenger SRT Demon foi tecnicamente banido das pistas pela entidade que regula essas competições nos Estados Unidos. Segundo a NHRA (National Hot Rod Association), carros de produção que percorrem o quarto de milha em menos de 9,99 segundos e acima dos 217 km/h são obrigados a instalar a gaiola de proteção para o piloto, homologada pelo órgão que regulamenta equipamentos de segurança para carros de corrida naquele país. Para participar de competições, o SRT Demon tem de ser equipado com o item logo após sair da concessionária.

Para dar conta de tanta potência, o carro ganhou a maior entrada de ar em um capô de carro de produção, além de um sistema de ar-condicionado dedicado ao motor. Para alcançar números tão expressivos, o Challenger Demon sofreu uma dieta de 90 kg, que consistiu na retirada dos bancos do passageiro e traseiro e dos 16 alto-falantes do sistema de som, além do uso de peças em alumínio na suspensão. O muscle car poderá utilizar gasolina de alta octanagem, voltada especialmente para o desempenho em pistas.

Fotos: Divulgação