O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) aponta que o brasileiro ficou menos satisfeito com as fabricantes automotivas Volkswagen, Fiat, General Motors e Ford no último mês de maio.

De acordo com o indicador desenvolvido pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em maio houve queda de nove pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2016 – o índice de satisfação caiu de 75% para 66,2%. Comparando com o resultado obtido em abril deste ano (68,1%), o cenário também é de baixa para as fabricantes automotivas.

O INSC leva em consideração as opiniões publicadas pelos consumidores na internet. No segmento de automóveis, a avaliação engloba apenas as quatro fabricantes citadas.

Participação de mercado

O grupo formado pelas marcas Volkswagen, Fiat, GM e Ford foi conhecido por décadas no mercado brasileiro como as “quatro grandes fabricantes”. No entanto, o quarteto tem perdido participação nos últimos anos, enquanto outras marcas, como Hyundai e Toyota, ganham espaço.

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no acumulado de 2017 referente à participação no segmento de automóveis e comerciais leves, a GM lidera com 17,73%, seguida da Fiat (13,34%), VW (12,72%), Ford (9,43%), Hyundai (9,39%) e Toyota (8,94%). Levando em consideração apenas automóveis, a GM também se mantém na liderança com 18,43%, seguida da VW (11,97%), Hyundai (10,76%), Ford (10,23%), Fiat (9,17%) e Toyota (8,54%).

Foto: Divulgação