Se a Volkswagen diz que vai revolucionar o segmento de compactos com o novo Polo, a Fiat promete incomodar os alemães com a quarta geração do Punto na Europa. Segundo o site da revista alemã Auto Bild, o hatch será lançado no Velho Continente em 2018 utilizando a mesma plataforma do Fiat Argo brasileiro.

Protótipos do novo Punto já rodam em testes pela Europa e são chamados dentro da Fiat pelo codinome X6H, o mesmo utilizado durante o desenvolvimento do Argo. O hatch lançado recentemente no Brasil deverá servir de referência para que a engenharia da matriz da empresa faça os ajustes específicos (acabamento, segurança, etc) no Punto para o mercado europeu.

É provável que o Punto siga a nova identidade visual da Fiat, com desenho semelhante ao do Tipo europeu. Para se distanciar um pouco do modelo médio, o Punto será ligeiramente menor, medindo aproximadamente de 4 metros de comprimento. Além do menor porte, o Punto custará cerca de 5 mil euros (cerca de R$ 17.700 em conversão direta) a menos que o Tipo, partindo dos 10 mil euros (R$ 35.400) na versão mais barata.