Sucesso de vendas desde o seu lançamento no Brasil, no final do ano passado, a segunda geração do Jeep Compass ganhará tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas em versões equipadas com o motor 2.0 flex. Segundo o site Autos Segredos, do jornalista Marlos Ney Vidal, a novidade será apresentada no segundo semestre para aumentar a competitividade do SUV no mercado brasileiro.

O sistema de tração 4×4 será o mesmo das versões 2.0 turbodiesel. O recurso possui marcha reduzida e quatro modos de condução: Automático, Areia, Neve e Terra. Ao detectar que não há a necessidade de transmitir a força do motor para as rodas traseiras, o sistema desengata o diferencial automaticamente e passa a tracionar apenas as rodas dianteiras para economizar combustível e evitar o desgaste desnecessário de componentes.

Já o câmbio automático de nove marchas é o mesmo que equipa as configurações 2.0 turbodiesel do Compass, Renegade e da picape Fiat Toro. A transmissão conta com a opção de trocas manuais na alavanca ou nas borboletas atrás do volante.

O motor Tigershark 2.0 flex, que desenvolve 159 cv de potência e 19,9 kgfm de torque quando abastecido apenas com gasolina ou 166 cv e 20,5 kgfm com etanol, não deve sofrer alterações. As versões 2.0 flex 4×2 manterão a caixa automática de seis velocidades.

Foto: Divulgação