A Jaguar Land Rover inaugurou na cidade de Coventry, no Reino Unido, uma instalação dedicada a vender, fabricar e restaurar modelos clássicos das duas marcas que estejam fora de produção há mais de uma década.

Com investimento de 7 milhões, a Classic Works foi construída na região conhecida como a “Cidade dos Carros”, que abriga a histórica fábrica da Land Rover desde o surgimento da marca, em 1948.

O local com 14 mil metros quadrados, conta também com showroom e 54 baias de oficinas para manutenção e restauração dos modelos. Há zonas dedicadas de retirada, remanufatura e montagem para os programas de restauração Land Rover Series I, Range Rover Classic e Jaguar E-type Reborn, incluindo uma loja de motores, além da linha de montagem do XKSS.

A reparação e manutenção de todos os modelos fora de produção por 10 anos ou mais é oferecida na Classic Works, desde Jaguar XK120 até XK8 e Land Rovers Series até Discovery e Freelander da década de 1990. Na primeira vez em que qualquer clássico Jaguar ou Land Rover entra na Classic Works é oferecida uma inspeção visual completa de 121 pontos, resultando em um report detalhado de todos os trabalhos necessários.

Uma área dedicada ao XJ220 é operada por técnicos experientes em supercarros da Jaguar, alguns dos quais têm acompanhado o XJ220 desde que entrou em produção 25 anos atrás, usando ferramentas de serviço sob medida para o supercarro de 341 km/h.

A Classic Works também é o lar da Jaguar Land Rover Classic Collection, que possui mais de mais de 500 veículos. Os modelos que compõem essa coleção também estão disponíveis para empréstimos para clubes e museus de carros e para a Jaguar Land Rover e seus parceiros mostrar seu patrimônio em eventos.

Fotos: Divulgação