No competitivo setor automotivo é raro ver uma marca enaltecer as qualidades de uma concorrente, mas para destacar um produto vale até reconhecer a tradição de uma fabricante rival. Um exemplo disso é a peça publicitária que a Subaru publicou em seu site brasileiro (a marca é representada no país pelo Grupo CAOA). Para divulgar o bom desempenho do SUV Forester em testes de impacto realizados em diferentes países, a empresa divulga o slogan “Subaru. A Volvo do Japão” em referência à reconhecida tradição da marca sueca em segurança.

O Forester, de fato, foi muito bem nos testes feitos por diferentes entidades responsáveis pela segurança veicular no exterior. Na avaliação da IIHS, que avalia os carros vendidos nos Estados Unidos, o SUV tirou nota máxima nos quesitos de proteção aos ocupantes durante um impacto.Nos testes do Euro NCAP, que utiliza critérios diferentes da IIHS, o Forester atingiu a nota máxima de cinco estrelas em uma avaliação feita em 2012, considerando a capacidade de proteger adultos e crianças em um acidente e de reduzir danos a pedestres em casos de atropelamento.

No Brasil, o Subaru Forester é vendido nas versões Sport (2.0 de 150 cv) e XT Turbo (2.0 turbo de 240 cv), equipadas de série com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios com ABS e a tradicional tração integral permanente.

Imagem: Reprodução site Subaru