Confirmado para o Brasil desde o Salão de Detroit, em janeiro, o Chevrolet Equinox já tem data para desembarcar no país. O modelo chega a partir do último trimestre deste ano importado do México para substituir o veterano Captiva e brigar por um lugar de destaque no segmento de SUVs médios, atualmente dominado pelo Jeep Compass, fabricado em Pernambuco.

Segundo modelo mais vendido da Chevrolet nos Estados Unidos (atrás apenas da picape Silverado), o Equinox é construído a partir da plataforma desenvolvida pela Opel (ex-subsidiária alemã da GM) para as novas gerações do Astra e do Cruze. O SUV mede 4,65 metros de comprimento por 1,66 m de altura, 1,84 m de largura e 2,73 m de distância entre-eixos – medidas que garantem um porte ligeiramente superior ao do Captiva e dos prováveis rivais Compass e Hyundai New Tucson.

A motorização confirmada para o Brasil é Ecotec 2.0 turbo a gasolina de 262 cv de potência – mesmo propulsor utilizado pelo esportivo Camaro nos Estados Unidos. A transmissão é automática de nove velocidades. De acordo com a marca da gravata dourada, com esse conjunto o Equinox acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.

Entre os principais equipamentos do estreante estão as luzes diurnas de LED, sistema multimídia MyLink com câmera de ré e 360º, serviço de concierge e monitoramento OnStar, tampa do porta-malas acionada por sensor de movimento (abre ou fecha eletronicamente apenas passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), teto solar elétrico panorâmico, sistema de som com alto-falantes da marca Bose, rodas de 19 polegadas, acionamento remoto do motor, banco do motorista com regulagem elétrica e memória.

Na lista de itens voltados à segurança há alertas de colisão frontal e de ponto cego, sistema de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, banco do motorista com alerta de segurança (vibra caso seja detectado a iminência de algum acidente), assistente de estacionamento semiautônomo e alerta de ponto cego nos retrovisores externos.

Preços e versões do Equinox para o mercado brasileiro ainda não foram revelados.

Viagem a convite da General Motors
Fotos: Divulgação