O Ford EcoSport 2018 foi apresentado nesta quarta-feira (7), na Argentina, em um evento que antecipou as novidades para o Mercosul e as atrações da marca que serão exibidas no Salão de Buenos Aires, que acontece na capital do país vizinho entre os dias 10 e 20 de junho. A pré-venda do SUV compacto no Brasil começa no final de julho, quando serão anunciados os preços. As primeiras unidades chegam às concessionárias em meados de agosto.

Revelado ao mercado norte-americano na última edição do Salão de Detroit (Estados Unidos) em janeiro, o EcoSport reestilizado será lançado no Brasil com alguns meses de atraso – a estreia estava prevista para o primeiro semestre. Além do visual retocado com a nova identidade da Ford, o SUV compacto recebeu melhorias no interior, ganhou equipamentos e passa a ser equipado com novos motores e um câmbio automático de seis marchas no lugar do controverso PowerShift de dupla embreagem.

Diferentemente das versões norte-americana e europeia, que não possuem o estepe pendurado na tampa traseira, o modelo fabricado na Bahia manterá o “penduricalho”. Para a Ford, o acessório é visto como uma das marcas registradas do EcoSport na América do Sul. Sem contar que o estepe ocuparia quase todo o espaço do porta-malas (que já não é dos maiores da categoria) e a marca não considera prático oferecer o kit de reparos (compressor de ar e selante para vedar furos) do EcoSport vendido na América do Norte e Europa.Se o EcoSport nacional seguir o nível de acabamento dos modelos mostrados nos Estados Unidos e Europa, a evolução em comparação ao carro atual será considerável. Além do uso de materiais macios ao toque e novos revestimentos, o SUVinho passa a ser equipado com a terceira geração da central multmídia SYNC, capaz de interagir com smartphones por meio dos sistemas Apple Car Play e Android Auto. O equipamento conta com uma nova tela de alta definição de 8 polegadas sensível ao toque na parte superior do painel, além de diversos recursos, como GPS com mapas em português e comandos por voz. A versão topo de gama poderá ser equipada com teto solar elétrico, sensor de ponto cego, entre outros.NOVOS MOTORES
As versões de entrada do Ford EcoSport 2018 serão equipadas com o novo motor Dragon 1.5 flex de três cilindros, que desenvolve até 137 cv de potência e 16,2 kgfm de torque. Desenvolvido para substituir o Sigma 1.6 16V de quatro cilindros de 131 cv e 16,1 kgfm, o propulsor de concepção moderna é, basicamente, o EcoBoost 1.5 que equipa o Fiesta na Europa, mas sem o turbocompressor e a injeção direta de combustível.

Já as configurações topo de gama serão movidas pelo Duratec 2.0 16V de quatro cilindros com injeção direta de combustível do Focus. Capaz de gerar 175 cv com gasolina e 178 cv quando abastecido com etanol, o motor será o mais potente da categoria, superando em até 12 cv o 2.0 16V do Hyundai Creta.

Fotos: Renan Rodrigues e Divulgação