O tradicional encontro anual de fãs dos modelos GTI da Volkswagen que acontece no Lago Wörthersee, na Áustria, reunirá até o próximo sábado (27) cerca de 200 mil visitantes. A marca alemã aproveita a edição 2017 do evento para mostrar ao público três novidades.

Uma delas é o aguardado up! GTI, que aparece ainda em forma de conceito, mas já tem a estreia marcada da versão de produção no mercado europeu para o início de 2018. Equipado com o motor TSI de 115 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, o conceito de 997 kg é é capaz de atingir 197 km/h de velocidade máxima. A aceleração de de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.

up! GTI

O visual do up! não nega que ele presta uma homenagem ao Golf GTI original de 1976. Os destaques externos ficam por conta dos símbolos GTI, faixa vermelha na grade do radiador e rodas são de 17 polegadas. A suspensão também foi rebaixada em 15 mm. Por dentro, o compacto traz volante esportivo, pomo da alavanca de câmbio GTI e o lendário revestimento xadrez (Clark) dos bancos.

Outro destaque do evento é o Golf GTI First Decade 10º carro criado e preparado pelos aprendizes da Volkswagen a participar da mostra. Criado em cerca de nove meses com base nas ideias de aprendizes de seis áreas, o hatch combina um motor de 410 cv, cuja potência é entregue nas rodas dianteiras, a um motor elétrico de 48 Volts que desenvolve 12 kW, entregues nas rodas traseiras. Os sistemas podem ser utilizados separadamente ou de forma combinada, quando necessário.

Golf GTI First Decade

Outra estreia mundial em Wörthersee é o Golf GTE Performance Concept, modelo híbrido tipo plug-in desenvolve potência de 272 cv ante 204 cv do modelo de produção, enquanto o torque é de 45,9 kgfm, contra os 35,7 kgfm originais.

Golf GTE Performance

Capaz de rodar até 50 km em modo totalmente elétrico, o GTE exibe carroceria pintada na cor branca e elementos azuis nas laterais. Rodas de 19 polegadas e freios perfurados de 17 polegadas também são destaques. Na traseira, fora adotadas novas saídas de escapamento, difusores e o defletor de teto do lendário Golf GTI Clubsport.

 

Fotos: Divulgação