O novo Volkswagen Polo só deverá aparecer no Brasil no segundo semestre, enquanto sua apresentação oficial está marcada para junho. No entanto, não há mais mistérios. O modelo foi flagrado em testes completamente sem camuflagem. As fotos surgiram na última semana na página Ferd no Facebook.

O novo Volkswagen Polo cresce substancialmente em relação à geração anterior, medindo 4,05 m de comprimento (8,1 cm a mais), 1,75 m de largura (6,9 cm) a mais e 1,45 m de altura (-0,7 cm). A distância entre-eixos cresceu 1,8 cm, chegando a 2,56 metros, garantindo, segundo a avaliação, um interior amplo. O porta-malas tem 349 litros de capacidade. Os bancos traseiros oferecem fácil acesso e bastante espaço para as pernas. O painel utiliza materiais macios ao toque, grandes saídas de ar e central multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

O Volkswagen Polo europeu contará com as mais recentes tecnologias em ajuda à condução, tais como alerta de mudança de faixa, sistema de reconhecimento de fadiga, sistema de detecção de pedestres com frenagem de emergência autônoma, o conhecido piloto automático adaptativo com condução semi-autônoma, além do park assist, capaz de estacionar o carro sozinho.

Na Europa, o Polo terá o motor 1.0 de três cilindros com versões de 65, 75, 95 e 115 cv, os primeiros com câmbio manual e os dois últimos com o câmbio DSG de sete velocidades. A versão mais poderosa terá o motor 2.0 TSI de 200 cv. A Volkswagen não revelou se oferecerá o novo 1.5 TSI de 150 cv. Haverá duas versões com o motor 1.6 TDI, a primeira manual com 80 cv e a segunda com 90 cv e câmbio DSG de sete velocidades.