No final do ano passado, a Volkswagen confirmou que criaria o up! GTi. À época, até mesmo um vídeo que mostrava um protótipo foi divulgado. Quase seis meses depois, o hatch passou por uma reestilização no Brasil e não se ouviu mais falar sobre a versão GTi.

A novidade relacionada ao tema é que o site AutoNews publicou uma entrevista com o CEO da Volkswagen Herbert Diess em que o o executivo reforça a criação da variante GTi do subcompacto. No entanto, a data de lançamento não foi revelada.

O up! GTI será equipado com o motor de três cilindros 1.0 TSI, dotado turbo e injeção direta, em uma configuração acima da utilizada no up! TSI brasileiro (105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque). Acredita-se que o GTi terá os 125 cv e 20,4 kgfm do Golf 1.0 TSI.

De acordo com a Autocar, que testou um protótipo, o motor gera cerca de 115 cv (o torque não foi divulgado), mas essa potência ainda não é definitiva. Equipado com câmbio manual de seis marchas, o carrinho de 1.020 kg é capaz de atingir os 100 km/h em 8,8 segundos.

Fotos: Divulgação