A Ford está comemorando a produção de 1 milhão de unidades do Ford Ka no Brasil. O volume foi alcançado somando as três gerações do compacto – a primeira foi lançada em 1997.

A atual geração do Ka foi desenvolvida no Brasil e hoje é um produto global da marca. O modelo fabricado na unidade de Camaçari (Bahia) também é exportado para países da América do Sul e está presente na Índia, México e Europa.

A primeira geração do Ka, lançada no Brasil em 1997, estreou o design “New Edge” da Ford, com formas arredondadas. Os motores 1.0, de 51 cv, e 1.3, de 60 cv, da família Endura-E estavam disponíveis na ocasião.

Em 2000, a linha ganhou o motor Zetec RoCam de 65 cv. Em 2002, o hatch passou por uma reestilização traseira, com destaque para o pára-choques de linhas retas, nova tampa do porta-malas e lanternas verticais. Já a segunda geração, em 2008, trouxe a primeira grande mudança: a carroceria foi ampliada para acomodar cinco passageiros, mantendo a configuração de três portas. Sob o capô, o modelo abrigava os motores RoCam Flex 1.0 e 1.6. Na linha 2012, o hatch passou por uma leve reestilização na grade dianteira e na lanterna traseira.

A terceira geração, desenvolvida no Brasil, chegou em 2014 com projeto totalmente novo e global. Montado no complexo da Ford em Camaçari, na Bahia, o modelo é oferecido com os motores 1.0 TiVCT de três cilindros, com 85 cv e o Sigma 1.5 de 110 cv.

Fotos: Divulgação