O assunto é sempre polêmico. Mas gosto de falar sobre o porquê é inteligente comprar carros usados.

Na última semana eu negociei um VW SpaceFox 2012, cujo valor gira em torno de R$ 32 mil. Fiquei curioso em saber quanto esse mesmo carro estaria valendo no mercado de novos.

Meu palpite foi uns R$ 70 mil, chutando alto. Para minha surpresa, o mesmo carro custa R$ 83 mil! Ou seja, com cerca de 38% do valor de um SpaceFox nova, você leva uma com apenas cinco anos de uso.

Não estou aqui para julgar se o valor do novo é um absurdo. Afinal, cada fabricante determina o preço dos seus carros de acordo com a proposta, concorrência, posicionamento, expectativa de vendas e mais uma série de coisas.

Entretanto, essa disparidade de preços nos mostra como o mercado de carros usados é mais justo e cobra aquilo que o veículo vale de fato. Este caso do SpaceFox me atiçou a procurar outros bons carros que tiveram uma queda tão grande de preços nos primeiros anos.

Encurtei o tempo de uso para três anos e considerei carros usados que custam em torno da metade de um similar 0km.

Encontrei bons exemplos na categoria dos sedãs médios (minha favorita) que têm como líderes de mercado os nipônicos Toyota Corolla e Honda Civic. Ambos passaram recentemente por mudanças profundas, então não os levarei em consideração.

Os exemplos que peguei são os franceses Citroën C4 Lounge, Peugeot 408 e Renault Fluence, além do japonês Nissan Sentra. São praticamente os mesmos carros, apenas com alterações pontuais de estilo e inclusão de alguns equipamentos.

Citroën C4 = Economia de R$ 44 mil

O C4 Lounge em sua versão Exclusive custa R$ 97.490 quando novo. A tabela do 2014 já está em R$ 53.071.

Peugeot 408 = Economia de R$ 50 mil

O Peugeot 408 Griffe 0km custa R$ 98.590. O 2014 vale R$ 47.777.

Renault Fluence = Economia de R$ 56 mil

No caso do Renault Fluence Privilège, ao invés de pagar R$ 106.200 em um novo, é possível pagar R$ 50.156 no modelo 2014.

Nissan Sentra = Economia de R$ 49 mil

Para finalizar, um 0km Sentra SL custa R$ 102.900. Um usado 2014 sai por R$ 53.287.

Vale pagar a diferença?

Todos são ótimos carros, em suas versões mais completas e interessantes. Reparem como a diferença de preço é enorme. Por mais que digam que esses carros usados vão dar manutenção mais cedo, convenhamos que jamais alguém gastará a diferença dessa economia com… manutenção!

Também temos a economia com IPVA, que será mais barato na mesma proporção, já que esse imposto é um percentual do valor do carro.

Outros podem questionar a desvalorização que esses carros usados terão, pois dei exemplos de modelos que já perderam bastante e sempre tenderão a ter uma desvalorização acima da média.

Pois bem, eu digo que a maior desvalorização, a dos três primeiros anos, já aconteceu. Quem os comprar agora, não sofrerá tanto.

A pergunta que deixo é a seguinte: o que você faria com R$ 50 mil de economia nesses carros que eu citei? Uma viagem? Uma reforma na casa? Entrada em um imóvel? Outro carro? Escreva aqui nos comentários…

Felipe Carvalho é o primeiro caçador profissional de carros do Brasil. Acesse o site www.cacadordecarros.com.br e saiba mais. Inscreva-se no canal do Caçador de Carros no YouTube e curta a página de Felipe no Facebook.