A Dodge apresentou oficialmente o aguardado Challenger SRT Demon. A versão extrema do muscle car foi revelada durante uma prévia à imprensa no Salão de Nova York, nos Estados Unidos, com direito a apresentação do ator Vin Diesel, conhecido por interpretar o piloto de corridas ilegais Dom Toretto na franquia “Velozes e Furiosos”.

Como já havia sido divulgado na internet, Challenger SRT Demon é equipado com o motor 6.2 V8 Supercharged (sobrealimentado com compressor mecânico) da versão SRT Hellcat, aprimorado (como a instalação de um compressor maior de 2.7 litros) para elevar a potência dos 717 cv para brutais 852 cv. O torque não foi confirmado, mas é provável que o propulsor gere cerca de 100 kgfm.

De acordo com a Dodge, o Challenger SRT Demon acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, tempo que o torna o mais rápido carro de produção em série nesse tipo de prova. O SRT Demon atinge os 160 km/h em 5,1 segundos e percorre o quarto de milha (400 metros), partindo da imobilidade, em 9,65 segundos.

Embora seja um carro criado para provas de arrancadas, o Challenger SRT Demon foi tecnicamente banido das pistas pela entidade que regula essas competições nos Estados Unidos. Segundo a NHRA (National Hot Rod Association), carros de produção que percorrem o quarto de milha em menos de 9,99 segundos e acima dos 217 km/h são obrigados a instalar a gaiola de proteção para o piloto, homologada pelo órgão que regulamenta equipamentos de segurança para carros de corrida naquele país. Para participar de competições, o SRT Demon tem de ser equipado com o item logo após sair da concessionária.

Para dar conta de tanta potência, o carro ganhou a maior entrada de ar em um capô de carro de produção, além de um sistema de ar-condicionado dedicado ao motor. Para alcançar números tão expressivos, o Challenger Demon sofreu uma dieta de 90 kg, que consistiu na retirada dos bancos do passageiro e traseiro e dos 16 alto-falantes do sistema de som, além do uso de peças em alumínio na suspensão. O muscle car poderá utilizar gasolina de alta octanagem, voltada especialmente para o desempenho em pistas.

Os preços e mais detalhes técnicos deverão revelados durante o Salão de Nova York.