A Volkswagen apresentou na terça-feira (4), em um evento fechado para a imprensa na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a primeira reestilização do up!, que segue o estilo lançado na Europa no ano passado. Além dos retoques estéticos e na atualização de conteúdo, o compacto teve a sua gama “enxugada” na linha 2018, deixando de oferecer a carroceria de duas portas na configuração de entrada take up! e perdendo as versões black/red/white up!. Os preços serão revelados no próximo dia 18, quando deverá ser apresentada a versão cross up! reestilizada.

Por fora, o up! 2018 ganhou para-choques redesenhados, capô com vincos mais pronunciados e lanternas com novo arranjo de luzes. As versões equipadas com o motor 1.0 TSI trazem, além da tampa traseira pintada de preto, adesivos com a inscrição “TSI” nas colunas B e friso vermelho na grade dianteira.

Já o interior do compacto ganhou bancos com novos revestimentos, enquanto o painel recebeu plásticos com novas texturas na parte central – a peça deixa de ser pintada na cor da carroceria. Na versão high up!, há uma faixa de LED que contorna a parte inferior, dando ao up! um ar mais sofisticado. O quadro de instrumentos agora conta com computador de bordo com nove funções e conta-giros e marcador do nível de combustível maiores. Para acompanhar o restante da linha Volkswagen, o compacto passa a ser equipado com o volante igual ao do Golf (com botões de comando do sistema de som a partir da versão move up!).

O rádio passa a exibir um novo visual, com tela maior e mais legível, e aposentando o sistema Maps & More, que estará disponível como aplicativo para smartphones. O suporte que antes acomodava uma tela removível agora serve de suporte para telefones celulares, que mostram as informações do carro por meio do app.

Assim como aconteceu com a dupla Gol e Voyage, o up! ganhou uma série especial chamada Connect, oferecida exclusivamente com o motor 1.0 turbo. Baseada na versão high up!, a edição limitada diferencia-se pelos retrovisores e teto pintados em preto, interior escurecido, rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento diamantado e o sistema multimídia Composition Phone.

As motorizações flex 1.0 MPI de 75/82 cv de potência (gasolina/etanol) e 1.0 TSI de 101/105 cv não sofreram alterações. O câmbio automatizado I-Motion de cinco marchas passa a ser oferecido apenas na versão intermediária move up! 1.0 MPI.

Confira abaixo os principais equipamentos do Volkswagen up! 2018:

take up! 1.0 MPI: pneus de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, chave do tipo canivete, iluminação no porta-malas, relógio digital, suporte para celular no painel e entrada USB (serve apenas para recarregar as baterias de smartphones). Opcional: pacote “take completo” acrescenta direção com assistência elétrica com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas das quatro portas com acionamento elétrico.

move up! 1.0 MPI ou 1.0 TSI:adiciona o sistema easy drive, chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e trava elétrica, sistema de som Composition com quatro alto-falantes e dois tweeters, iluminação ambiente em LED no painel (TSI), volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas, retrovisores externos com repetidor de seta e função Tilt Down do lado direito (inclina o espelho para baixo ao engatar a marcha à ré) e sensor de estacionamento traseiro. Opcional: sistema de som Compositon Phonee câmbio automatizado I-Motion para o motor 1.0 MPI.

high up! 1.0 TSI: todos os itens da move up! mais sensor de chuva, faróis com acendimento automático e função Coming & Leaving Home(toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendem automaticamente por 30 segundos), faróis de neblina com luz de conversão estática (ilumina curvas feitas a velocidades de até 40 km/h sempre que os faróis estiverem ligados e a seta for acionada ou girar o volante).

O Carsale participará do evento de lançamento do Volkswagen up! 2018 nos dias 17 e 18 de abril e divulgará os preços e demais informações oportunamente.

Fotos: Guilherme Silva e Divulgação