Após muita especulação a respeito de uma nova geração do Gol, a Volkswagen confirmou no Salão de Genebra, no começo do mês, que vai lançar no Brasil dois modelos montados sobre a plataforma modular MQB A0. Um deles é o Virtus, um sedã compacto baseado no novo Polo e que já foi flagrado em testes no país, onde será lançado ainda em 2017. Já as formas do Polo eram mantidas em segredo até o site cars.co.sa flagrar um exemplar do hatch na África do Sul, um dos países onde ele será fabricado.

A nova geração do Polo será apresentada no Salão de Frankfurt, em setembro e será lançada na Europa e demais mercados, incluindo o Brasil, em 2018.

O carro das fotos revela que o novo Polo terá visual com vincos mais pronunciados nas laterais e na tampa do porta-malas, além de faróis mais esguios. O emblema TSI na traseira denuncia que o hatch será equipado com motores turbo da família EA211. Na África do Sul estão previstos os blocos 1.0 TSI de três cilindros e o novo 1.5 TSI de quatro cilindros do Golf europeu (no lugar do atual 1.2 TSI).

A plataforma da nova geração do Polo é uma versão simplificada da arquitetura MQB do Golf, porém confeccionada com aços de alta resistência para garantir maior rigidez e reduzir o peso do carro. Além de Polo e Virtus, a estrutura também dará origem a um SUV compacto e a uma picape com porte semelhante ao da Fiat Toro. Na galeria abaixo, as projeções do designer Kleber Silva dão uma ideia de como poderão ficar os novos modelos da Volkswagen

Projeções: Kleber Silva, 25 anos, é designer gráfico, apaixonado por carros, miniaturas, filmes e músicas. Portfólio: https://www.behance.net/designerklebers

Fotos: Cars.co.za