O Latin NCAP, órgão que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina e Caribe, mudou as suas regras em 2016, tornando os testes mais rigorosos. Até então, nenhum modelo havia alcançado a nota máxima de cinco estrelas, mas o feito foi alcançado na primeira rodada de testes de 2017 e em dose dupla.

Os dois primeiros modelos a conquistar as cinco estrelas foram o Volkswagen Golf VII feito no Brasil e o SUV Seat Ateca, produzido no México. Ambos alcançaram a nota máxima tanto para a proteção de ocupante adulto quanto para a proteção de ocupante infantil.

Com isso, o Golf nacional e o Ateca mexicano conquistaram o prêmio Latin NCAP Advanced Awards, que reconhece os modelos classificados com cinco estrelas e que incluem sistemas de prevenção de acidentes, como a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e tecnologias de proteção de pedestres. Pela primeira vez, o Latin NCAP outorga esses reconhecimentos.

A versão mexicana do Volkswagen Golf VII tinha sido previamente avaliada por meio do antigo protocolo, em 2014, ganhando, também, cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e para o ocupante infantil. Nesse teste foi utilizada uma versão brasileira, embora tenham sido provas mais complexas (impacto lateral de poste e controle eletrônico de estabilidade), o hatch obteve a máxima pontuação. O Golf também foi premiado com o Latin NCAP Advanced Award pelo sistema AEB (frenagem autônoma), disponibilizado como opcional.

O Seat Ateca, recentemente lançado na Europa e no México, não só conseguiu as cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e para a proteção do ocupante infantil, mas também recebeu dois prêmios Latin NCAP Advanced Awards, um pela proteção para pedestres e outro pelo sistema AEB (opcional). Para a América Latina, o Seat Ateca é equipado com sete airbags, controle de estabilidade e proteção para pedestres.

No caso do hatch médio nacional, a nota para a proteção de adultos foi de 33.30, sendo que a pontuação máxima do programa é 34. Já para a proteção de crianças, o Golf alcançou 43.52 pontos (a nota máxima é de 49 pontos). Já o Seat ficou um pouco abaixo, com 32.65 para a proteção de adultos e 42.48 na proteção infantil.