A Audi aproveitou o Salão do Automóvel de Detroit (EUA) para apresentar o conceito que dará origem ao Q8, que será o futuro rival de BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé a partir de 2018. Porém, é na Europa que a marca alemã está testando o futuro modelo. As fotos abaixo são do flagra feito pelo site Autoevolution.

Aparentemente a Audi já começou a fazer comparativos do Q8 com os possíveis concorrentes. Nas fotos acima é possível ver que além do Q8 camuflado, há uma unidade do Q7, no qual o novo SUV é baseado, um Volvo XC90 e um BMW Série 7. A explicação para os últimos dois está nas suas principais carecterísticas: o SUV é confortável e seguro, enquanto o Série 7 possui direção mais esportiva.

O visual do conceito Q8 é bastante agressivo, a começar pela dianteira com grade em formato de boca, pelos vincos do capô e o teto com caimento na traseira — linhas que devem se manter parecidas na versão de produção. As rodas são de 23 polegadas com freios de cerâmica.

Apresentado no salão norte-americano como conceito, o modelo é equipado com um sistema híbrido de propulsão, que combina o bloco 3.0 V6 com compressor mecânico do Q7 com um motor elétrico. O conjunto gera 443 cv de potência e impressionantes 71 kgfm de torque, suficientes para levar o Q8 aos 100 km/h em 5,4 segundos. A transmissão e automática de oito marchas.

No entanto, o dado mais impressionante é o consumo. De acordo com a Audi, o Q8 será capaz de percorrer até 42,5 quilômetros com um litro de gasolina no modo híbrido ou viajar 60 quilômetros utilizando apenas eletricidade.

Fotos: Autoevolution