Após 133 dias, o jornalista turco Okan Altan terminou a viagem ao redor do mundo a bordo de um Fiat Tipo. A jornada, que teve início em 13 de agosto do ano passado, foi planejada para provar a confiabilidade do novo sedã.

Partindo da fábrica da Fiat em Tofas, na Turquia, Altan dirigiu até a Grécia, passando pela Bulgária, Romênia, Ucrânia até chegar na Rússia. Em território russo, o jornalista cruzou os cerca de 10 mil quilômetros das Rodovia Transiberiana em oito dias (11 horas diárias ao volante). A viagem continuou no Japão, até a cidade de Yokohama, de onde o carro foi transportado para o México de navio.

Após 11 dias no mar, Altan e o Tipo não puderam prosseguir em solo mexicano devido a problemas burocráticos. A saída foi enviar o sedã para a Inglaterra em uma viagem de navio que durou 40 dias.

Na parte final da aventura, a dupla cruzou 14 países europeus, incluindo a Holanda, Alemanha, França, Suíça, Áustria e Itália até retornar à Turquia. No total, foram 22 países e 122 cidades visitados no itinerário de 41 mil quilômetros.

Segundo a Fiat, o carro não recebeu nenhuma preparação especial para a viagem, a não ser a manutenção preventiva e a troca de dois pneus furados no trajeto.

Fotos: Divulgação