A Ford revelou a nova geração do SUV Expedition, que evoluiu na parte mecânica, ficou mais espaçoso e ganhou novas tecnologias de conectividade e segurança. Segundo a fabricante, o modelo é referência em assistências de condução entre os utilitários esportivos de grande porte.

Entre as novidades estão a câmera 360º, que mostra os arredores do SUV em manobras de estacionamento, o assistente de permanência em faixa, o detector de colisão frontal, alerta de ponto cego, o controle de cruzeiro adaptativo (acelera e freia o veículo de acordo com a distância do carro da frente), além do assistente de estacionamento automático.

Em termos de conectividade, o Expedition 2018 é equipado com a terceira geração da central multimídia SYNC, compatível com as plataformas Apple Car Play e Android Auto, e dotado do sistema de som premium Bang & Olufsen com 12 alto-falantes. Os oito ocupantes poderão recarregar seus smartphones e equipamentos eletrônicos em seis entradas USB, quatro tomadas 12 Volts e uma tomada 110 Volts espalhadas pela cabine. O modelo possui três fileiras de bancos, sendo que a última pode ser rebatida no assoalho quando não estiver sendo utilizada.

Construído a partir de uma nova plataforma em alumínio e aços de alta resistência, SUV é 136 kg mais leve que o antecessor. Além do menor peso, a adoção do motor EcoBoost 3.5 V6 turbo a gasolina de 380 cv de potência no lugar do antigo V8 aspirado e da transmissão automática de 10 marchas, promete entregar melhores índices de desempenho, consumo e emissões.

O conjunto mecânico herdado da picape F-150 conta com um sistema inteligente de tração integral, que pode ser configurado de acordo com a situação em diferentes modos de condução (Normal, Esportivo, Reboque, Econômico, Grama/Cascalho/Neve para pisos escorregadios, Areia, Lama, 4×2 e 4×4 Reduzida).

O novo Ford Expedition 2018 chegará às concessionárias americanas no segundo semestre nas versões XLT, Limited e Platinum. Uma variante menos equipada (XL) será destinada a frotistas e forças policiais.

Fotos: Divulgação