Imagine a cena: você economiza um bom dinheiro, realiza o sonho de comprar um carro e aí descobre depois, da pior maneira possível, que o veículo não era tão seguro quanto pensava.

Segurança é um dos principais indicativos de decisão na hora de comprar um carro. E não há como negar a evolução dos veículos nas últimas décadas, principalmente quando falamos de segurança.

Um número inimaginável de pessoas se livraram de apuros em situações de risco (segurança ativa) ou mesmo preservaram suas vidas em graves acidentes (segurança passiva).

Equipamentos como airbags, freios ABS, controle de estabilidade e tração são exigidos pelos consumidores. O que é ótimo, pois é um caminho sem volta. Mercados mais maduros oferecem tais equipamentos como itens de série em qualquer modelo. Já por aqui, a obrigatoriedade é apenas pelos airbags frontais e os freios ABS. Algo que só começou a ocorrer em 2014.

Tenho certeza de que você quer o máximo de segurança em seu carro. E, claro, sem pagar caro por um modelo zero quilômetro, não é?

Por isso resolvi listar 7 opções de carros usados que, antes mesmo dessa obrigatoriedade de 2014, foram além e disponibilizaram controle de estabilidade e tração, além de airbags laterais e de cortina.

Fiat 500

O Cinquecento está entre nós desde o modelo 2010, quando passou a ser importado da Polônia. Quem compra carro por m², não viu vantagens no pequeno e caro Fiat, que vendeu apenas 2200 unidades nessa primeira fase. Passou a ser mais interessante no modelo 2012, importado do México.

Nas versões Sport Air e Lounge, o Cinquecento manteve o pacote mais completo de segurança do polonês, com 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), freios ABS, controle de estabilidade e tração.

Se despertou seu interesse, sugiro o mexicano mesmo, que é facilmente reconhecível pelas lanternas laterais nos para-choques.

Ford Fiesta “mexicano”

Em 2011, a Ford surpreendeu a categoria dos hatchs pequenos com o New Fiesta, importado do México. A versão era única, mas com três catálogos de equipamentos. A mais cara é a que nos interessa, por ter 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), freios ABS, controle de estabilidade e tração.

Claro que era bem mais caro que qualquer concorrente e por isso vendeu pouco. Portanto está cada vez mais difícil comprar um desses em bom estado no mercado de carros usados.

Vale a busca e, se ficou interessado, procure pelos que têm as rodas de 16 polegadas e as luzes diurnas com leds, pois são esses os “completões”.

Renault Fluence Privilegè

No segmento dos sedãs médios, é provável que você pense que a maioria já oferecia os equipamentos de segurança há um bom tempo. Engano! Basta olhar o líder de mercado, o caro Toyota Corolla, para ver que ele jamais teve os controles de estabilidade e tração, maior prova da imaturidade do nosso mercado.

Já o Renault Fluence, que nunca foi um sucesso de vendas, desde 2011 oferece um pacote bem interessante de segurança em todas as versões.

A que nos interessa nesta coluna é a Privilegè, que tem os 6 airbags (frontais, laterais e cortina), freios ABS, controle de estabilidade e tração. Se você quer um bom sedã para passear com total segurança com a família, o Fluence é uma ótima opção.

Chevrolet Cruze Sport6 LTZ

O Cruze sempre foi um carro bem seguro. A versão de entrada LT já vinha com 4 airbags (frontais e laterais), freios ABS, controle de estabilidade e tração.

Mas para entrar na lista, vou considerar apenas a versão LTZ, que adiciona os airbags de cortina, além de outros itens de conveniência.

Em 2012, o Cruze ganhou a tão esperada versão Sport6, que perdeu o porta malas saliente do sedã, porém manteve ótima capacidade de bagagem. De quebra, a Sport6 LTZ foi a única que recebeu o agradável teto solar.

E se o sedã LTZ só poderia ser equipado com câmbio automático, o Sport6 LTZ deixou a escolha na mão do comprador, que poderia levar para casa um hatch com teto solar e câmbio manual de 6 marchas.

Peugeot 308 THP

O modelo 2013 desse ótimo hatch médio passou a ter o conjunto de motor 1.6 turbo com câmbio automático de 6 marchas na versão de topo Feline.

Junto com esse conjunto, vieram os 6 airbags (frontais, laterais e cortina), freios ABS, controle de estabilidade e tração. Um ano depois, o nome da versão mudou para Griffe, mas até hoje é basicamente o mesmo carro no quesito segurança.

Para quem ainda tem preconceito com os carros franceses, saiba que esse motor foi desenvolvido pela BMW e o câmbio é da japonesa Aisin. Sem dúvidas, um dos melhores custos/benefícios no nosso mercado em termos de segurança.

Volkswagen Golf Highline

O carro mundial da VW já passou dos 40 anos, mas aqui só apareceu na metade dos anos 90. De lá para cá, sempre foi objeto de desejo, mas empacou por muitos anos na 2ª geração (4ª mundial).

No final de 2013, portanto antes da obrigatoriedade de airbags frontais e freios ABS, a VW resolveu importar a 3ª geração (7ª mundial) da Alemanha, já como modelo 2014, e o salto de qualidade foi enorme.

Junto com um conjunto de mecânica moderna e irrepreensível, veio um pacote de segurança bem interessante já na versão de entrada Highline, com 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), controle de estabilidade e tração. Este modelo não é barato, mas no mercado de carros usados já é possível fazer excelentes negócios.

Citroën C4 Picasso

Os leitores mais atentos vão reparar que separei a lista em ordem cronológica, mas resolvi deixar justamente o mais antigo por último.

Isso porque é o mais inusitado de todos e deve atender apenas uma pequena parcela que precisa de um carro com até 7 lugares, segmento que a Citroën explora desde os modelos 2009 do C4 Picasso.

Os Citroëns também sofrem com preconceito no mercado de carros usados, assim como já citei no caso do Peugeot 308. Por mais que eu goste, é compreensível as queixas por reconhecidas falhas no pós venda dessas marcas do grupo PSA.

Entre numa C4 Picasso que tenho certeza que vai deixar isso de lado e vai conseguir conviver com isso, em troca de uma ótima e luxuosa minivan, que mais parece uma espaçonave e tem tudo que esperamos de segurança para entrar nessa seleta lista. Estão lá os 6 airbags (frontais, laterais e cortina), freios ABS, controle de estabilidade e tração.

Felipe Carvalho é o primeiro caçador profissional de carros do Brasil. Acesse o site www.cacadordecarros.com.br e saiba mais. Inscreva-se no canal do Caçador de Carros no YouTube e curta a página de Felipe no Facebook.