Bentley Continental GT é referência em miniatura de qualidade

A Bentley é uma marca britânica fundada pelo engenheiro Walter Owen Bentley no início do século XX com a proposta de produzir carros luxuosos e velozes. A rapidez vinha da paixão pelas corridas, algo que ele fazia questão de se dedicar, tanto que ganhou a famosa prova das 24 horas de Le Mans entre 1927 e 1930.

Com a crise financeira dos anos 1930, a companhia foi adquirida pela Rolls-Royce e os seus modelos se concentraram apenas no caráter luxuoso, tornando-se objeto de desejo da elite da época.

Nos anos 2000, a Bentley foi adquirida pelo Grupo Volkswagen, que procurou restabelecer as duas características iniciais com o lançamento do Continental GT: um Gran Tourer extremamente moderno com muito conforto e potência fornecida por um motor V8 de 4.0 litros e 507 cv de potência, capaz de fazê-lo atingir os 100 km/h em 4,6 segundos.

A versão em miniatura

Qualidade é uma das características da Bentley, por isso a reprodução em miniatura na escala 1:64 tinha que seguir o mesmo caminho. O modelo que melhor representa essa premissa é o Continental GT da marca Minichamps. A qualidade começa com os faróis, lanternas e grade feitas de plásticos. Os retrovisores estão presentes, sendo que a parte interna tem uma película reflexiva para imitar um espelho. As rodas são fiéis às do carro de verdade.

Internamente, o painel de instrumentos é decalcado, no console central itens como a tela sensível ao toque e as saídas do ar condicionado estão desenhadas, do lado do carona também podem ser observadas o adesivo representando madeira. Os bancos e o resto do interior estão em uma cor marrom semelhante ao material utilizado no carro real e, por fim, o forro das portas também estão minimamente desenhados e pintados.

Para completar, cada miniatura vem em cima de uma base e ficam protegidos das impurezas por uma tampa de acrílico. Uma miniatura como essa é para o colecionador exigente que busca qualidade nos pequenos detalhes, assim como a Bentley se dedica em cada um dos exemplares que coloca nas ruas.

Doalcey Rocha, 38 anos, é engenheiro agrônomo, professor e apaixonado por carros, miniaturas e fotografia. Também é proprietário do blog Miniaturas de Carros em Foco, voltado ao fantástico mundo das “minis”.

Doalcey Rocha: