O Volkswagen up!, lançado em fevereiro de 2014 no Brasil, atingiu a marca de 200 mil unidades produzidas na fábrica de Taubaté, em São Paulo. Dessas, 45 mil foram exportados para 8 países na América Latina (Argentina, México, Uruguai, Peru, Paraguai, Costa Rica, Curaçao e Colômbia).

O número histórico de produção está representado pelo cross up!, na cor Azul Lagoon, equipado com o motor 1.0 TSI, da família EA211. O evento de celebração contou com a presença do diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, além de executivos e colaboradores da unidade.

A planta precisou receber investimentos de R$ 1,2 bilhão, se adaptando as novas tecnologias, criando área produtivas exclusivas da “família” up!. Em 41 anos de atividades, a unidade de Taubaté é a única do País a produzir todas as versões do up! e o Voyage, além do Gol (que também é produzido na unidade da Anchieta), atendendo os mercados interno e externo, principalmente os países da América Latina. Desde 1978, quando a unidade começou a fabricar automóveis completos, já foram produzidos mais de 6,5 milhões de veículos, entre eles Passat, Saveiro, Parati e todas as gerações do Gol.