O Grupo Volkswagen foi o líder de vendas globais em 2016, mas a Toyota foi a marca que mais comercializou automóveis no ano passado. Segundo a consultoria automotiva Focus2Move, a fabricante japonesa superou a rival alemã com uma vantagem de quase 2 milhões de veículos (o ranking de grupos de fabricantes é divulgado separadamente). O Corolla foi responsável por mais de 1,3 milhão de unidades do volume total.

Mesmo com uma retração nos países da América do Sul (principalmente no Brasil), Sudeste Asiático, Oriente Médio, Norte da África, além da Rússia, as vendas globais atingiram um novo recorde. Em 2016 foram comercializados 93,5 milhões de automóveis em todo o mundo (4,4% a mais que em 2015).

O pódio do ranking de marcas foi completado pela Ford (6,2 milhões de unidades), que chegou a superar a Volks nos meses de março e junho do ano passado.

A disputa pelo quarto lugar foi acirrada, terminando com a Nissan à frente da Hyundai com uma vantagem de menos de 100 mil carros. A Honda ficou na sexta posição com uma diferença parecida em relação à marca sul-coreana.

A Mercedes-Benz fechou o Top 10 com 2,3 milhões de unidades vendidas, assegurando a liderança entre as marcas premium. Veja o ranking completo abaixo:

Fotos: Divulgação