A Volkswagen revelou seu segundo conceito da futura gama de veículos elétricos, o I.D. Buzz Concept. O modelo, que pode facilmente ser classificado como uma reestilização do “BUDD-e”, é a aposta da marca alemã para uma Kombi elétrica do futuro. Até o momento, a gama conta com dois conceitos.

O modelo foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Detroit, com tração integral e uma série de tecnologias avançadas. A primeira delas é uma enorme bateria de 111 kWh conectada a um motor elétrico no eixo dianteiro e outro na traseira do veículo, somados, entregam potência total de 369 cv. Segundo a Volkswagen, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 5 segundos e é capaz de rodar 434 km com uma carga. No entanto, o detalhe mais importante é que a bateria pode ter 80% da bateria carrega em menos de 30 minutos.

Assim como o conceito apresentado no Salão de São Paulo, o I.D. Buzz Concept mantém a condução autônoma. Segundo a Volkswagen, este é o primeiro veículo multiuso totalmente autônomo. Ao pressionar um botão, o volante se esconde dentro do painel e o Buzz se guia através de sensores de lase, ultra-som e radares, além de câmeras na lateral e na dianteira. Nesta configuração, os bancos podem rotacionar para cirar um espécie de sala de estar. Apesar da aparência familiar, a frente foi reformulada para refletir o estilo futuro da VW na gama I.D.