Se no Brasil o mercado de carros novos foi o pior nos últimos dez anos, nos Estados Unidos a história foi muito diferente. O segundo maior mercado do mundo, atrás somente da China, não para de crescer e bater recordes.

Em 2015, foram vendidos 17,47 milhões de carros o maior volume da história, ao menos até o final de 2016, quando 17,55 milhões de carros foram emplacados, o número representa um crescimento de 0,4% ou apenas 56 mil unidades. O mais impressionante é que o fato de pelo 2º ano consecutivo o recorde ser batido. As vendas cresceram nos últimos seis anos.

De acordo com a imprensa americana, o volume foi alcançado graças a uma demanda maior no quarto trimestre. Somente em dezembro foram 1,70 milhão de veículos vendidos. Outro fator que ajudou foram as promoções, que chegaram a 10% dos valores dos carros, especialmente de veículos menores, com vendas mais baixas por conta do preço da gasolina. Com o preço do combustível baixo, os americanos preferem comprar picapes, que foram responsáveis por 59,5% das vendas.