É dificil imaginar uma parceria entre duas gigantes do setor automotivo para padronizar tecnologias, mas, contrariando as expectativas, Ford e Toyota anunciaram hoje na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, uma nova parceria.

Trata-se da formação do SmartDeviceLink Consortium, uma organização sem fins lucrativos que vai gerenciar uma plataforma de software de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos de smartphones para veículos. O objetivo é incentivar a padronização na indústria e dar mais opções de conectividade e controle para os consumidores.

O consórcio tem como primeiros membros as montadoras Mazda, Grupo PSA, Fuji Heavy Industries e Suzuki, além dos fornecedores Elektrobit, Luxoft e Xevo. As empresas Harman, Panasonic, Pioneer e QNX também assinaram cartas de intenção para participar.

O SmartDeviceLink oferece aos consumidores fácil acesso a aplicativos de smartphones, por comandos de voz e visualização na tela do veículo. A adoção de uma plataforma de código aberto cria um padrão comum para a integração dos aplicativos pelos fabricantes de automóveis e fornecedores. Assim, os desenvolvedores podem se concentrar em criar uma experiência de conectividade melhor para os clientes, capaz de ser usada por todos os fabricantes de automóveis participantes.

Além disso, a plataforma permite aos desenvolvedores integrar as funções dos aplicativos à tecnologia do veículo, incluindo a tela no painel, os controles do volante e o sistema de reconhecimento de voz. Com esse novo nível de integração, o motorista pode usar seus aplicativos favoritos no carro de forma mais fácil e avançada.

As empresas e fornecedores participantes poderão criar funções para atender as necessidades específicas dos usuários, mantendo ao mesmo tempo o controle sobre a quantidade de dados do veículo a que o aplicativo tem acesso.

Foto: Telematic News