Enquanto os carros populares e picapes são os modelos mais visados por ladrões no Brasil, no Reino Unido o Porsche 911 Carrera 4S é o favorito dos “amigos do alheio”. Segundo o site de pesquisas de registros de veículos My Car Check, o esportivo alemão aparece em uma a cada seis consultas de placas de carros que foram furtados ou roubados.

Em segundo lugar no levantamento do site está o Mercedes-Benz CLC 220 Cdi Sport (imagem abaixo), envolvido a cada onze ocorrências. A terceira posição é do Range Rover Evoque (o número não foi divulgado).

“Não é surpresa que os carros mais visados em 2016 sejam modelos de prestígio. Eles são desejados por compradores de veículos usados e, por isso, acabam virando alvo dos ladrões devido o potencial de lucro que eles podem reverter em uma venda ilegal”, explicou Roger Powell, chefe do My Car Check, que aconselha os donos dos modelos citados a mantê-los sempre por perto.

A lista também cita o Honda Jazz/Fit SE CVT (o carro mais vendido no Reino Unido), na quarta posição, seguido pelo Ford Fiesta, em quinto lugar. Além disso, pesquisas feitas pelas autoridades britânicas mostram que os furtos e roubos de veículos aumentaram pela primeira vez em 20 anos no período de abril de 2015 a março de 2016 – crescimento de 8%, com 80.047 carros furtados ou roubados. Os dados não contabilizam veículos roubados durante assaltos de residências ou por fraude de ativos.

Fotos: Divulgação