Um dos principais mercados de picapes médias da América Latina, a Argentina passa a contar com uma concorrente chinesa para as consagradas Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok (as três últimas fabricadas no país vizinho). A importadora Ralitor iniciou a pré-venda da Tunland, modelo produzido desde 2011 na China pela fabricante de veículos comerciais Foton e que chega à Argentina em fevereiro.

Oferecida apenas na versão Luxury de cabine dupla, a Tunland é equipada com um motor Cummins de 2.8 litros turbodiesel de 161 cv de potência e 36,7 kgfm de torque e câmbio manual Getrag de cinco marchas. A picape conta com sistema de tração 4×4 com caixa de transferência BorgWarner e eixos Dana.

Entre os principais equipamentos de série estão os airbags frontais, freios com ABS, ganchos Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, bancos de couro, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema de áudio com CD/MP3/USB/AUX, entre outros. Ao contrário das concorrentes, a Tunland não possui assistências de condução, como controles eletrônicos de estabilidade e tração ou auxílio de frenagem em descidas.

O preço sugerido da picape é de 620 mil pesos, cerca de R$ 128.500 em conversão direta.

A produção da Tunland chegou a ser cogitada no Brasil, uma vez que protótipos da picape foram flagrados rodando em testes pelo país. Os rumores apontavam que a picape seria montada em regime CKD na fábrica de caminhões que a Foton está construindo em Guaíba (RS), prevista para ser inaugurada em 2017.

Fotos: Divulgação