Há alguns dias, o site da revista inglesa Autocar divulgou alguns detalhes e impressões do protótipo do Volkswagen up! GTI, que ainda está em fase de testes e deverá ser lançado na Europa somente em 2018. Desta vez, a própria Volks o mostrou em um vídeo institucional, que também revela protótipos de outras duas novidades da marca: o Tiguan Allspace e o Arteon (assista abaixo).

O up! GTI será equipado com o motor de três cilindros 1.0 TSI, dotado turbo e injeção direta, em uma configuração acima da utilizada no up! TSI brasileiro (105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque) – possivelmente com os 125 cv e 20,4 kgfm do Golf 1.0 TSI.

De acordo com a Autocar, o motor do protótipo gera cerca de 115 cv (o torque não foi divulgado), mas essa potência ainda não é definitiva. Equipado com câmbio manual de seis marchas, o carrinho de 1.020 kg é capaz de atingir os 100 km/h em 8,8 segundos.

Além do hot hatch, a Volkswagen também mostrou o novo Tiguan Allspace, uma versão de entre-eixos alongado e sete lugares da segunda geração do SUV. O modelo será apresentado no Salão de Detroit, em janeiro, como a próxima novidade da marca no segmento de utilitários esportivos na América do Norte. O modelo também será produzido na China, porém, apenas na variante para cinco ocupantes.

Por fim, a marca também mostrou o Arteon, um sedã com silhueta de cupê que terá a missão de substituir o CC (inicialmente chamado de Passat CC). Baseado no conceito Sport Coupé, mostrado no Salão de Genebra de 2015, o modelo será construído a partir da plataforma modular MQB, que proporcionará maior espaço interno e o uso das tecnologias e motorizações da atual geração do Passat.

Fotos: Divulgação e Reprodução