O período de festas está chegando e, como de costume, as estradas brasileiras ficam mais cheias de veículos por conta do grande número de pessoas que viajam nesta época do ano. Os preparativos para uma viagem são muitos: para onde ir, onde ficar, o que levar, o que fazer, entre tantas outras coisas. Mas não podemos nos esquecer dos nossos carros, pois chegar ao nosso destino com conforto e segurança é fundamental.

O curioso é que os automóveis têm ficado mais seguros nos últimos anos, mas em contrapartida, as estatísticas mostram que a maioria dos acidentes ocorre por falhas humanas. E aqui começa o meu recado para vocês, caros leitores. Na verdade, espero que todos tenham cuidado bem de seus carros ao longo do ano, afinal, eles não devem estar em boas condições apenas na hora de pegar uma estrada. Mesmo assim, vale seguir as dicas abaixo para ter certeza de quem nada foi esquecido ou deixado de lado. Boa viagem!

1 – Verifique a qualidade dos pneus e não se esqueça de calibrá-los

Recentemente tive de trocar os pneus do meu carro. Visualmente, eles pareciam bons, pois os sulcos ainda estavam aparentes. No entanto, essas marcas já tinham atingido o mínimo aceitável para um pneu seguro, com capacidade para escoar água numa pista molhada. Infelizmente, vejo muitos carros com pneus carecas e fico imaginando que existem motoristas que pensam que a falta de sulcos seja o limite de uso. Para não ficar em dúvida, gravei um vídeo do dia da troca para deixar clara a diferença do pneu novo para o velho. É verdade que pneus não são baratos. Mas pense na importância desses elementos, pois são as únicas partes do carro em contato com o solo.

Também vale uma visita a um centro automotivo para conferir o alinhamento das rodas. Estando tudo em ordem com os pneus, não se esqueça de calibrá-los de acordo com as instruções do fabricante, indicadas no manual do veículo – lembrando que a pressão varia de acordo com o modelo e a quantidade de passageiros e carga.

O mesmo cuidado vale para o estepe, que deve estar sempre em boas condições para não comprometer o uso do veículo em caso de emergência.

2 – Verifique o óleo do motor

Outra tarefa que deve ser feita com frequência e que demanda maior atenção antes de viagens é o nível de óleo do motor. Considere a distância a ser percorrida durante o passeio e antecipe a troca do lubrificante caso a data ou a quilometragem máximas de substituição estejam próximas.

Em veículos com câmbio automático também é preciso verificar o nível do óleo da transmissão. O intervalo de troca é maior que o do motor, mas atente-se para não deixar passar o prazo recomendado pelo fabricante.

3 – Verifique o sistema de arrefecimento do motor

Os sistemas atuais são tão eficientes que é comum muitos motoristas se lembrarem do líquido de arrefecimento quando o motor superaquece. Se precisa trocar o fluido com frequência, há algo errado com o seu carro e uma visita ao mecânico de confiança deve ser feita antes de pegar a estrada. Não se esqueça de colocar o aditivo da especificação e na proporção recomendadas pelo fabricante.

4 -Cheque os freios

A importância dos freios é óbvia, mas muitos motoristas negligenciam o sistema de frenagem dos seus veículos. Uma revisão do conjunto nem é tão cara se levarmos em consideração que é o principal recurso do carro para evitar acidentes.

5 – Confira os faróis e lanternas

Tenho visto muitas lâmpadas de baixa qualidade à venda no mercado. O resultado do uso desses componentes é a queima precoce e uma grande quantidade de veículos rodando com faróis e lanternas apagados (embora muitos motoristas se esqueçam de acender as luzes de seus veículos mesmo no período noturno). Nem todos os carros têm um computador de bordo que avise a queima de uma lâmpada, por isso vale acender todas as luzes na garagem (faróis alto e baixo, setas, faróis e luzes de neblina, lanternas) e conferir as suas condições periodicamente.

6 – Limpe os vidros

Até dá para viajar com o carro sujo, desde que a visibilidade do condutor não seja comprometida. Aproveite o momento do abastecimento e peça para o frentistas lavar os vidros (os faróis e lanternas também). Aproveite e verifique o nível da água do lavador do para-brisa e o estado das palhetas dos limpadores. Nesta época do ano é comum nos depararmos com chuvas repentinas no meio do caminho.

7 – Documentação

Recentemente foram noticiados vários casos de carros apreendidos com débitos de multas milionários. Fico imaginando quantos desses veículos não podem estar rodando por aí. Espero que o leitor esteja longe de chegar a esse nível, embora não seja incomum algumas pendências de infrações e licenciamento.

Em teoria, é proibido tirar o carro da garagem nessas condições, mas muita gente se arrisca a rodar na irregularidade por conta da fiscalização ineficiente nas ruas e estradas do país. Mas em épocas de feriados, as autoridades aumentam a fiscalização justamente para surpreender os motoristas que tentam burlar a lei. Por isso, a única saída para não correr o risco de ter o carro apreendido é quitar todas as pendências (multas, licenciamento, IPVA).

Uma dica para quem não está em condições de pagar tudo de uma vez: é possível parcelar os débitos com um despachante, que obviamente vai cobrar um pouco mais pelo serviço para solucionar o problema a curto prazo. No site RenovaDoc é possível fazer tudo isso pela internet.

Vale lembrar que mesmo quem segue a manutenção do carro à risca não está livre de ficar na mão durante uma viagem. Caso isso aconteça, não se esqueça de parar no acostamento, ligar o pisca-alerta e sinalizar o local com o triângulo a cerca de 30 metros da traseira do veículo antes de providenciar o socorro.

Não se esqueçam de respeitar as leis de trânsito, os limites de velocidade, do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes e JAMAIS dirijam após consumir bebidas alcoólicas.

Aproveitem as férias e façam uma ótima viagem!

Felipe Carvalho é o primeiro caçador profissional de carros do Brasil. Acesse o site www.cacadordecarros.com.br e saiba mais. Inscreva-se no canal do Caçador de Carros no YouTube e curta a página de Felipe no Facebook.