A revista inglesa Autocar confirmou os rumores divulgados pela imprensa europeia há alguns meses de que a Volkswagen estaria desenvolvendo uma versão GTI do up!, provavelmente inspirada no conceito up! GT de 2011. Os jornalistas da publicação andaram no protótipo e revelaram algumas informações sobre o pequeno esportivo, que deve estrear no mercado europeu até o começo de 2018 para concorrer com o Fiat 500 Abarth e o Renault Twingo GT.

O up! GTI será equipado com o motor de três cilindros 1.0 TSI, dotado turbo e injeção direta, em uma configuração acima da utilizada no up! TSI brasileiro (105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque) – possivelmente com os 125 cv e 20,4 kgfm do Golf 1.0 TSI.

Motor do protótipo do Volkswagen up! GTI entrega 115 cv de potência. Foto: Autocar

Segundo a Autocar, o motor do protótipo gera cerca de 115 cv (o torque não foi divulgado), mas essa potência ainda não é definitiva. Equipado com câmbio manual de seis marchas, o carrinho de 1.020 kg é capaz de atingir os 100 km/h em 8,8 segundos. Esse tempo deve baixar caso a Volks ofereça a caixa automatizada DSG de dupla embreagem como opcional.

Para lidar com os cavalos extras, o up! GTI receberá suspensão rebaixada em 15 milímetros, com novos amortecedores, braços e molas, além de freios redimensionados com discos ventilados e caixa de direção do Polo. O acerto do carro, aliás, recebeu elogios dos jornalistas da Autocar, que destacaram o comportamento neutro do conjunto. Mas os engenheiros da Volkswagen garantem que, se provocado, o up! GTI permite escorregadas da traseira em uma condução mais agressiva.

Na matéria da revista inglesa, o protótipo do up! GTI é bastante comparado com o Golf GTI de primeira geração, que era um esportivo leve e relativamente acessível na Europa. A Autocar estima que o up! GTI custará, no Reino Unido, cerca de 15 mil libras (o equivalente a R$ 63.400 em conversão direta).

Fotos: Divulgação e Autocar