Pouca gente deve se lembrar do Coupé, o esportivo baseado no hatch médio Tipo que a Fiat vendeu no Brasil em meados da década de 1990. Concebido pelo estúdio de design Pininfarina, o modelo chegou por aqui com ar de exclusividade e, devido o preço elevado, teve apenas 1.124 unidades importadas da Itália entre 1995 e 1997. Atualmente é possível encontrar alguns exemplares à venda por valores entre R$ 20 mil e R$ 35 mil.

Na Europa também não é fácil encontrar um Fiat Coupé impecável, mas no Reino Unido uma das 15 unidades pré-série está à venda em estado de zero quilômetro. Feito exclusivamente para mercados de mão inglesa (volante do lado direito), o carro foi utilizado apenas para testes de concessionárias e não chegou a ser emplacado.

Segundo a descrição do vendedor, o Coupé fazia parte do museu Pininfarina, mas foi comprado por um italiano após o estúdio decretar falência, em 2012. Posteriormente, o carro foi vendido ao atual proprietário do Reino Unido.

O motor 2.0 16V turbo de 195 cv (o modelo vendido no Brasil utilizava o 2.0 16V aspirado de 137 cv do Tempra) rodou apenas 825 milhas (cerca de 1.394 quilômetros). O carro, que não teve o preço revelado, está anunciado no site de uma loja da Irlanda do Norte.

Fotos: Hollybrook Sportscars