Dificilmente uma fabricante consegue manter seus projetos em total segredo até a apresentação. Mas a Ferrari, desta vez, conseguiu. A marca italiana fez questão de guardar a sete chaves o projeto especial para a comemoração de seus 50 anos no Japão, a Ferrari J50 (fotos abaixo). A apresentação oficial foi realizada no Centro Nacional de Arte, em Tóquio.

O modelo comemorativo, construído sobre a base da 488 Spider, foi desenvolvido em conjunto pelo departamento de Projetos Especiais e a equipe do Centro de Estilo da Ferrari, em Maranello. A Ferrari ressalta que a produção é limitada a apenas dez exemplares.

A J50, segundo a fabricante italiana, marca o retorno do estilo targa, que representou vários modelos da Ferrari nos anos 1970 e 1980. Diferentemente da 488 Spider, que usa um teto dobrável, a J50 utiliza dois painéis feitos de fibra de carbono.

Mas estas não são as únicas diferenças entre os dois veículos exóticos. A edição especial traz um visual futurista, com agressivos faróis em LED na dianteira. O supercarro também tem uma linha de divisão preta que se estende para as aberturas laterais de ar, lembrando a GTO, F40 e F50. Na traseira, há luzes com dois pares de cada lado, não utilizadas desde a F430.

Como é baseada na 488 Spider, é natural que a nova Ferrari J50 compartilhe seu motor V8 biturbo de 3.9 litros, que foi reajustado para fornecer 20 cv adicionais, totalizando 690 cv.

Fotos: Divulgação