Depois de apresentar o XC60 D5 em agosto e estrear a motorização diesel no Brasil, agora a Volvo passa a oferecer o mesmo propulsor no irmão maior, o XC90.

O XC90 D5 chega à rede de concessionárias com os seguintes preços promocionais de lançamento: R$ 369.950 na versão Momentum e R$ 419.950 na Inscription.

O motor é 2.0 litros de quatro cilindros e biturbo, capaz de render 238 cv de potência e entregar 48,95 kgfm de torque, alcançados entre 1.750 e 2.250 rpms. O XC90 diesel sai da inérica e chega a 100 km/h em 7,8 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h.

O XC90 diesel é equipado com sistema de tração integral, que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. A transmissão é automática de oito velocidades.

A linha 2017 do SUV topo de gama passa a oferecer o Pilot Assist de segunda geração. Portanto, através de sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante, o modelo pode chegar de maneira autônoma até os 130 km/h. O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista.

O XC90 D5 desembarca no mercado brasileiro em duas configurações. Na Momentum, o display central de 9 polegadas sensível ao toque permite ao motorista e passageiro controlar diversas funções do veículo, como o sistema de áudio, o Sensus Navigation Pro, o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração, configurações de segurança e sistemas de suporte à condução.

Assistente de estacionamento, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, faróis FULL LED com nivelamento automático e funções antiofuscante (AHB) e autodirecionais (ABL) estão igualmente presentes. O motorista também pode escolher seu modo de condução entre Comfort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central.

Já a versão Inscription conta com sistema de áudio Bowers & Wilkins, que dispõe de 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro, e um software de processamento de áudio de última geração que simula, entre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

Essa configuração traz ainda o Chassi Four-C, com sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar a altura mais adequada de rodagem. O XC90 Inscription é identificado nos detalhes: há apliques cromados em vários pontos da carroceria, como na grade frontal e nos frisos da porta. As rodas são de 20 polegadas.

Por dentro, os bancos têm apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação. Os assentos traseiros também recebem sistema de aquecimento. Outro item exclusivo é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista, além do teto solar panorâmico. O XC90 Inscription adiciona ao já completo pacote de segurança os alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, alerta de ponto cego e inovador sistema de visão 360º.

Fotos: Divulgação