O Gol GT Concept, apresentado pela Volkswagen como uma releitura moderna do icônico hatch esportivo da década de 1980, foi um dos destaques do Salão do Automóvel de São Paulo 2016. A aceitação do público foi tão positiva a ponto de deixar muita gente na expectativa por uma versão de produção do modelo, embora a Volks tenha afirmado que o carro é apenas um exercício de design.

Mas não é a primeira vez que propostas e tendências plausíveis, aplicadas em carros já existentes, são apresentadas no Salão do Automóvel, inspirando ideias para novas versões ou séries especiais. Confira abaixo alguns exemplos de conceitos que poderiam ter ganhado as ruas:

Volkswagen Saveiro Rocket

Se o Gol GT Concept foi o show car da Volkswagen no Salão do Automóvel deste ano, na edição de 2010, a “menina dos olhos” da marca alemã foi a Saveiro Rocket (foguete, em inglês). Imagine só, uma picape pequena equipada com o motor 1.4 TSI e câmbio manual. Além do conjunto mecânico do novo Golf, a picapinha trazia rodas de 18 polegadas, kit aerodinâmico, suspensão rebaixada, faróis de LED e um santo-antônio bastante chamativo.

Chevrolet Onix Track Day

Este foi um dos queridinhos do Salão do Automóvel de 2014. Com uma proposta voltada às pistas, o conceito poderia ter dado origem à uma versão realmente esportiva do Onix – com uma pegada semelhante à do Renault Sandero R.S. Com visual chamativo, interior equipado com bancos do tipo concha, além de suspensão rebaixada, o compacto levava sob o capô o motor Ecotec 1.8 do antigo Cruze, recalibrado para gerar 150 cv.

Ford Courier F1

Criado pela Ford do Brasil para os salões de Detroit (Estados Unidos) e Genebra (Suíça) de 1998, o conceito apresentava uma proposta que poderia ter alavancado as vendas da picapinha no mercado brasileiro. As mudanças eram sutis, como o para-choque redesenhado, novas rodas de 15 polegadas, bancos de couro e painel de instrumentos com fundo branco

Chevrolet Agile Cross Sport e Celta White

O primeiro trazia apetrechos visuais, como rack de teto, molduras nas caixas de rodas e até pneus de uso misto, e chegou a ser cogitado como rival dos aventureiros urbanos Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox. Já o popular Celta ganhou uma aparência mais esportiva por conta da suspensão rebaixada, das rodas de 17 polegadas, da ponteira de escape centralizada e pelo interior revestido de couro vermelho.

Renault Sandero R.S. Grand Prix

Uma das atrações da Renault no Salão do Automóvel deste ano, o conceito baseado no hatch esportivo poderia facilmente virar uma série especial, pois as mudanças são apenas visuais. A pintura preta com adesivos e detalhes dourados nos retrovisores, rodas, para-choque e no interior remetem ao carro da equipe Lotus, pilotado pelo tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna nos anos 1980.

Chevrolet S10 Dualie

Inspirado na S10 americana, o conceito mostrado no Salão do Automóvel de 1997 era basicamente uma S10 de cabine dupla com chassi alongado e para-lamas traseiros alargados para acomodar o eixo de rodado duplo. A transformação deixou a picape com jeito de caminhãozinho.

Ford EcoSport Storm

Para o Salão do Automóvel de 2014, a Ford buscou inspiração na picape F-150 Raptor para dar uma aparência mais agressiva ao EcoSport. O visual ficou mais bruto por conta dos pneus BF Goodrich, das molduras nas caixas de rodas e pela grade dianteira inspirada na Raptor. O conceito poderia ter dado origem a uma versão de apelo mais aventureiro.

Chevrolet S10 Trailboss

Além da Colorado Xtreme e da Montana ActivX, outro conceito baseado em picapes apresentado pela Chevrolet no Salão do Automóvel 2016 foi a S10 Trailboss. Com visual robusto, o modelo apresenta uma proposta voltada ao fora-de-estrada graças aos diversos acessórios: para-choques de ferro, santo-antônio tubular ao redor da caçamba, estribos laterais, rack de teto, molduras nos para-lamas, pneus de uso misto, rodas de 18 polegadas pintadas de preto e pintura verde fosco.

Fotos: Divulgação, Car Throttle e Guilherme Silva